APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Juliano Basile

Juliano Basile

Desde 2000 é repórter de política da sucursal do Valor Econômico e do portal do grupo na capital federal. Especializado em temas do STF. Acumula passagens pela Folha de S.Paulo (SP), Gazeta Mercantil em SP e no DF.

Juliano Basile nasceu em São Paulo (SP), em 23 de abril de 1973. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), foi presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, e em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), onde obteve também o título de Mestre em Comunicação, é pianista desde os oito anos, atividade que lhe dá tanto prazer quanto a escrita.

Juliano começou a fazer jornais no Onze (Centro Acadêmico), onde foi diretor de Comunicação e Imprensa, em 1994. Ao fim daquele ano, foi eleito presidente do C.A. XI de Agosto, centro universitário mais antigo do país, na chapa Rasgando o Verbo. A gestão de Basile, em 1995, foi marcada pela proliferação de publicações nas Arcadas – como é chamada a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Em 1996, ingressou em Jornalismo na PUC de São Paulo e, naquele ano, fez simultaneamente os dois cursos. Em dezembro do mesmo ano, formou-se em Direito pela USP.

No mês seguinte, ingressou na Folha de S.Paulo por concurso após ler um anúncio de vaga publicado no jornal. Começou num serviço chamado Folha Emergência para o qual a empresa buscava pessoas formadas em Direito para fazer pautas e dar orientações sobre defesa do consumidor para os leitores.

Um mês depois de ingressar naquele serviço, decidiu fazer um novo concurso na empresa e foi aprovado para a vaga de repórter da Editoria de Esportes na equipe de Melchiades Filho, que também foi aberta através de anúncio no jornal.

Passou a cumprir dupla jornada na Folha, acumulando as funções do “Folha Emergência” com a Editoria de Esportes. Entrava às 7h, saía depois das 23h e fazia dois plantões por mês.

Após nove meses em dois empregos simultâneos na Folha, soube por Márcio Aith (que também se formou em Direito pela USP) de uma vaga na Editoria de Legislação da Gazeta Mercantil. Mudou-se para aquele jornal no fim de 1997.

No ano seguinte, foi transferido para a Sucursal de Brasília. Inicialmente, foi cobrir a licença-maternidade da repórter Mariângela Gallucci na capital federal. Em seguida, foi convidado a se transferir definitivamente para Brasília para cobrir o Supremo Tribunal Federal (STF), atividade que, desde então, exerce há mais de 15 anos.

Juliano trabalhou na sucursal da Gazeta na equipe de Ismar Cardona, entre junho de 1998 e janeiro de 2000, quando foi convidado por Cláudia Safatle para se transferir para o Valor Econômico. Juliano fez parte da primeira equipe do Valor e assinou a manchete da primeira edição impressa do jornal – o número zero.

A mudança para Brasília fez com que tivesse que trancar o curso de Jornalismo na PUC em São Paulo. Em 2003, foi aprovado na UnB, onde concluiu o curso de Jornalismo, três anos depois. Entre 2002 e 2004 foi também professor de um curso de extensão em Jornalismo Econômico da UnB e colaborador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas (NP3) da instituição.

Em 2006, escreveu um capítulo para o livro Jornalismo Político: Teoria, História e Técnicas, organizado por Vivaldo de Sousa e Roberto Seabra, publicado pela Editora Record. Nele, Juliano trata das semelhanças e diferenças entre as atividades de jornalistas e juízes.

No fim de 2006, foi aprovado no programa de mestrado em Jornalismo da UnB na linha de Teorias e Tecnologias da Comunicação. Concluiu o curso, em 2009, com a defesa da dissertação O medo é a mensagem – Adaptações do Jornalismo em tempo de novas tecnologias. Juliano é autor de textos acadêmicos sobre Jornalismo e Direito e participou de diversos congressos sobre ambos os temas como convidado e palestrante.

Em 2011, organizou junto com seus irmãos, Alexandre e Felipe, a nova edição do livro de seu pai, Sidnei Basile, Elementos de Jornalismo Econômico, publicado pela Elsevier.

Nascido em 1946, Sidnei foi jornalista durante 43 anos. Começou na equipe de reportagem de Claudio Abramo, na Folha, em 1968, e trabalhou nas revistas Exame, Expansão e por 18 anos na Gazeta Mercantil. Em 2011, Sidnei exercia a Vice-Presidência de Relações Institucionais da Editora Abril e preparava a nova edição de seu livro, quando morreu, em março, devido a um tumor no cérebro. Inicialmente, o livro Elementos era uma reunião das aulas de Sidnei na Cásper Líbero, onde ele foi professor na disciplina Jornalismo Econômico. A nova edição é dividida em três partes – valores, técnicas e futuro – e trata especialmente de questões atuais para o Jornalismo, como o fim da Lei de Imprensa e a necessidade de autorregulamentação dos jornais, além da defesa da liberdade e da ética na profissão de jornalista – temas para os quais Sidnei dedicou a sua vida.

Além de Sidnei, o bisavô de Juliano, Vincenzo Basile, imigrante italiano que chegou a São Paulo, em 1900, também trabalhou com jornais. Ele teve uma tipografia nos bairros italianos da capital paulista e imprimiu vários periódicos operários no início do século XX.

Em 2001, cem anos depois da vinda de Vincenzo ao Brasil, Juliano descobriu, numa viagem à Itália, com seu pai que os seus antepassados trabalharam com a publicação de jornais por séculos, no Sul daquele país, em prensas que, no início, eram modelos semelhantes aos desenvolvidos por Gutenberg, na Alemanha.

Em maio de 2014 segue como repórter do Valor Econômico função que ocupa desde o número zero do jornal, em 2000. Assina a coluna no valor.com e cobre o Supremo Tribunal Federal (STF), o Cade e assuntos ligados à política, economia e Justiça desde 1997.

Juliano é casado com a jornalista Viviane Basile da TV Globo com quem tem um casal de filhos. Eles esperam que Lucas e Alice não sejam jornalistas. Quem sabe, pianistas...

Nas horas vagas Juliano Basilie é pianista por paixão.

 

 

 

 

Atualizado em maio/2014 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

Novas informações enviadas pelo prório jornalista em nov/2012.

http://www.facebook.com/juliano.basile.3/info, acessado em outubro/2012,

http://www.linkedin.com/pub/juliano-basile/14/799/202, acessado em outubro/2012,

https://twitter.com/BasileJuliano, acessado em outubro/2012,

http://www.valor.com.br/eleicoes2012/2883586/presidente-do-tse-diz-ser-preocupante-alta-abstencao, acessado em outubro/2012,

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_voz_da_rua_e_a_consciencia, acessado em outubro/2012,

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4457879A2, acessado em outubro/2012,

http://www.osconstitucionalistas.com.br/tag/juliano-basile, acessado em outubro/2012.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)