APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Júlio Baranda

Júlio Baranda

Redator da rádio Inconfidência. Passou pelo jornal Diário do Comércio, nas redes de televisão Record e Minas, e nas rádios Itatiaia e América. Trabalha também no canal Minas Saúde

Júlio César Eterovik Baranda nasceu em Belo Horizonte (MG), em 29 de janeiro de 1964. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH/MG).

Antes mesmo de se formar, já havia trabalhado como locutor nas rádios Extra FM, 98 FM e Liberdade FM. Após a formatura, iniciou a carreira profissional como revisor no jornal Diário do Comércio. Posteriormente, trabalhou na Rede Minas, onde foi apurador, produtor e repórter.

Em 1992, foi produtor Rede Record Minas, onde permaneceu cerca de dois meses. Na sequência, foi contratado para integrar a equipe de reportagem da rádio Itatiaia. Na época, além do seu trabalho na emissora, também fazia serviços de Assessoria de Imprensa para o Palácio das Artes, ligado à Fundação Clóvis Salgado.

Entre 2000 e 2007, trabalhou na Secretaria de Comunicação do Estado de Minas Gerais (Secom), onde foi repórter do núcleo da rádio institucional. No período, também fez parte da equipe de reportagem da rádio América AM, um dos veículos de comunicação integrante da Catedral – Rede de Comunicação Católica.

Em julho de 2007, foi convidado pelo apresentador Amir Francisco para fazer parte da equipe da rádio Inconfidência. Colaborou com a criação e implantação do Jornal Integração, programa que transmite reportagens e entrevistas das principais emissoras do interior do Estado, além dos noticiários de Belo Horizonte, do Brasil e do Mundo. Em 2008, paralelamente às suas atividades na emissora, ajudou na implantação e coordenação da web radio Aspra, da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais.

É redator da rádio Inconfidência e, desde 2009, trabalha também no canal Minas Saúde, ligado à Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES/MG).

Dentre os trabalhos que lhe marcaram a carreira, destaca a cobertura da greve dos perueiros em Belo Horizonte e a cobertura da reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizada na capital mineira, em 2006.


Atualizado em dezembro/2012 – Portal dos Jornalistas
Fonte:
Informações fornecidas pelo próprio jornalista

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)