APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Júlio César Barros

Júlio César Barros

É editor-assistente da página online da Revista Fapesp, teve passagens por Terra, Folha Online e Diário de S.Paulo; morou na Irlanda, onde participou da criação da Babylon Radio, emissora rádio online e comunidade digital para a integração de imigrantes vivendo naquele país.

Júlio César Barros é bacharel em Comunicação - Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, desde 2000. De 1989 a 1995 formou-se em Técnico em processamento de dados no Colégio Santo Antônio do Pari , especialidade que aliaria com sucesso ao jornalismo.

Começou no jornalismo trabalhando em Portais de Educação e Esportes. Entrou para o portal Terra Networks em novembro 1999 como responsável pela cobertura dos vestibulares ao longo do ano (concursos de inverno e de verão). Interagia com os departamentos de comunicação das instituições de ensino para que pudéssemos receber provas, gabaritos, resultados e listas de aprovados dos concursos vestibulares. Até novembro de 2000 desempenhava no dia a dia as tarefas de levantar pautas, alimentar a página eletrônica com conteúdo próprio, organizar sessões, além de entrevistar vestibulandos, professores e especialistas. Ainda destaca entre as obrigações, a organização dos calendários disponíveis para os internautas e o apoio sanando as dúvidas dos milhares de jovens que pensavam em prestar ou prestavam vestibular naquele período.

Foi gerente de contas da Linhas& Laudas Comunicação, de dezembro de 2002 a dezembro 2003, como responsável por coordenar uma equipe de três profissionais cujo objetivo era desenvolver e criar estratégias de comunicação e marketing para os clientes da agência de comunicação. Entre os principais empresas atendidas pelo meu grupo estavam Editora Abril, BBC Brasil, Grupo MCassab, lojas Spicy, Instituto ClimaTempo e Universidade Cruzeiro do Sul.

Foi colunista e subeditor do Diário de S.Paulo. Por mais de três anos produzia reportagens, editava e fechava os cadernos de Mundo e Brasil do periódico paulistano. Fez ainda matérias para a editoria local de São Paulo e coordenou a produção do caderno especial sobre os 100 Anos do Voo do 14-Bis. Assinava a coluna dominical É Cada Coisa!, que ajudou a criar.

Como produtor na Babylon Web Radio, de janeiro de 2008 a 2009 em Dublin city, Ireland, participou do grupo de idealizadores da Babylon Web Radio, uma rádio na internet voltada para imigrantes e estudantes estrangeiros que viviam na capital da República da Irlanda, Dublin. Lá, conta ele, “os locutores de dezenas de nacionalidades contavam suas experiências e apresentavam as músicas e a cultura de seus países de origem”. Na rádio foi um dos criadores de um programa semanal sobre o Brasil que ia ao ar na rádio online. Era responsável pela produção e redação dos roteiros da atração, na qual eram apresentadas notícias divertidas que encontrávamos na internet e dávamos um toque de humor e descontração. Tudo isso regado com muita música brasileira de qualidade.

De volta ao Brasil, São Paulo, retornou como redator ao Portal Terra Networks, onde ficou de maio a junho de 2009, para um período temporário. Nesta segunda passagem escrevia artigos não assinados para uma das mais importantes editorias do Terra: Vc Repórter.

O conteúdo publicado no canal, lembra-se, “era colaborativo e a interação com os leitores, intensa, centenas de fotos e e-mails para avaliação são enviados diariamente”. Era responsável também por receber e investigar denúncias passadas pelos internautas de todo o Brasil. Eleger as histórias mais interessantes e as fotos mais adequadas que eram tratadas) por ele.

Foi trabalhar em televisão. Entrou para a Rede Record em abril de 2009 como redator e editor dos sites dos reality shows, A Fazenda e Ídolos. Entre as suas funções estavam a de alimentar e gerenciar o conteúdo dos canais de internet (redes sociais, site oficial, blog) dos programas, realizar entrevistas, além de selecionar e editar vídeos e fotos para tais canais. Ficou lá até dezembro de 2009.

No Grupo Estado foi colunista do Jornal da Tarde e responsável pela coordenação e fechamento do www.jt.com.br - Seu Bolso. O caderno Seu Bolso era o próprio nome já dizia tratava sobre tudo afetava diretamente ao bolso dos consumidores/leitores, ou a carteira deles.

No JT fazia reportagens para a página eletrônica do importante periódico paulistano, mas sem esquecer-se da versão impressa e teve a oportunidade também de escrever as crônicas de domingos no primeiro caderno. “Eram, explica, textos sobre as minhas impressões sobre a cidade de São Paulo e seus habitantes”. Entre as funções diárias administrava os perfis do Jornal da Tarde nas redes sociais.

Trabalhou por três anos, desde abril de 2010 a novembro de 2012, no JT. Antes de sair exercia a função de editor do Radar (Internacional) quando o diário foi fechado, em 31 outubro de 2012.

Entrou com o novo time contratado pela Revista Fapesp em dezembro de 2012 para reforçar as tarefas de edição, como editor-assistente da página online. Ele mesmo explica a sua atuação na revista: “Sou responsável por editar, pautar e produzir reportagens científicas para a página eletrônica da Revista Pesquisa Fapesp, publicação mensal mantida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo”. Função que ainda mantém.

 

Atualizado em maio/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://br.linkedin.com/pub/julio-cesar-barros/17/76b/440

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)