APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Juvenal Pereira

Juvenal Pereira

Fotógrafo, cientista político e antropólogo, coordena a mostra de repórteres fotográficos brasileiros na ONU. Já atuou nas revistas O Cruzeiro, Veja e IstoÉ e nos jornais Correio Braziliense e Jornal de Brasília. É sócio-fundador da União de Fotógrafos de Brasília. Desenvolve o evento "100 anos da Expedição Rio da Dúvida 1913~2014" para o Projeto Roosevelt Rondon, com apoio da revista National Geographic Brasil

Juvenal Eustáquio Pereira nasceu no dia 24 de novembro de 1946, " numa cidadezinha de Minas Gerais que se chamava Água Suja, mas que depois mudou de nome e hoje se chama Romaria". A cidade era um berço de diamantes, encontrados no leito do rio que lhe dava o nome. A atividade do garimpo sujava a água que os sonhadores peneiravam atrás do brilho das pedras e do sonho de suas vidas.
 
Cursou Antropologia Cultural, Redação Publicitária, Marketing e Planejamento Mercadológico e Ciência Políticas na Universidade de São Paulo (USP/SP), no período de 2010 a 2011.
 
É fotojornalista desde 1970. Foi fotógrafo da revista O Cruzeiro em Belo Horizonte, no ano de 1970, e em Salvador, de 1971 a 1974. Mudou-se para Brasília, em 1975, onde trabalhou para os jornais Correio Braziliense e Jornal de Brasília, e para as revistas Veja e IstoÉ. É sócio fundador da União de Fotógrafos de Brasília.
 
Em São Paulo, onde reside desde 1981, trabalhou como repórter fotográfico do jornal Folha de S.Paulo entre 1988 e 1989. Foi membro fundador do Núcleo dos Amigos da Fotografia (Mês Internacional da Fotografia em São Paulo. Participou também da diretoria da União dos Fotógrafos de São Paulo, da qual foi vice-presidente por duas vezes. Seus trabalhos estão em coleções como a da Pirelli, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Fundou, em setembro de 1995, a Juvenal Pereira Fotografias, empresa que cuida de documentação, criação e gestão de projetos e desenvolve projetos jornalísticos, históricos, políticos, antropológicos, ecológicos e de sustentabilidade ligados à imagem fotográfica, sediada em São Paulo.
 
Desde dezembro de 2004, cuida da documentação fotográfica e cinematográfica de todo o Rio Roosevelt, cartografando o rio com tecnologia contemporânea e apoio da revista National Geographic Brasil. Do projeto participam cientistas de diversas universidades brasileiras e de várias áreas do conhecimento científico, visando as comemorações do centenário da expedição Roosevelt Rondon - Rio da Dúvida 1914. Realiza esse trabalho como coordenador dos projetos fotográficos, editorial e de logística e gestão, para o Projeto Roosevelt Rondon 2014, no evento denominado 100 anos da Expedição Rio da Dúvida 1913~2014.
 
Foi escolhido como coordenador da mostra Brazilian Photojournalists – from Bossa Nova to Global Power, que se realizará no salão principal da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade de Nova York (EUA) em setembro de 2013, atuando como apoio do cônsul honorário brasileiro em Seattle (EUA), Pedro A. Costa. Além dele, foram convidados para expor seus trabalhos os repórteres fotográficos Ana Carolina Fernandes, Antonio Gaudério, Antonio Milena, Bernardo Magalhães, Custódio Coimbra, Delfim Martins, Ed Viggiani, Egberto Nogueira, Evandro Teixeira, Jorge Araújo, José Luiz Medeiros, José Medeiros, Juca Martins, Luiz C. Ribeiro, Luludi, Marlene Bergamo, Mauricio Lima, Rogério Reis e Salomon Cytrynowicz. Depois de Nova York, eles irão expor seus trabalhos e farão palestras em outras quatro cidades americanas: Washington, Los Angeles, Seattle e Miami.
 
Juvenal tem vários projetos em andamento. Entre eles o lançamento dos livros Uma Mulher no Poder, sobre a posse da presidenta Dilma Roussef, e outro sobre sua própria vida, já pronto, com nome ainda não-definitivo de Meu Olhar. Há também o projeto de mais um livro de fotografias, que deve se chamar Brasil, Meu Olhar Enternecido.
 
 
Atualizado em Fevereiro de 2013 – Portal dos Jornalistas
Fonte:
Jornalistas&Cia – Edição 884
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)