APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Karla Maria

Karla Maria

Jornalista da área dos direitos humanos com passagens pela rádio Nove de Julho e pela revista Missões (SP). Desde 2010 é repórter do jornal O São Paulo e da revista Família Cristã. Foi vencedora do Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa 2012 da CNBB

Karla Maria Souza nasceu em São Paulo (SP), no dia 9 de janeiro de 1984. É formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), de São Bernardo do Campo (SP), desde 2011.
 
Iniciou no Jornalismo em 2006 como colaboradora do boletim informativo da Paróquia São Judas Tadeu, da Vila Míriam, na capital paulista, onde redigia sobre as comunidades da Região Episcopal Brasilândia. Na época, atuava na equipe de Comunicação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e fundou o primeiro núcleo da Pastoral da Comunicação na comunidade, pela qual começou a apresentar programas na rádio Nove de Julho AM (SP), emissora da Arquidiocese de São Paulo, divulgando notícias das paróquias e entrevistando lideranças comunitárias e da Igreja.
 
Em 2007 passou a ser repórter colaboradora do jornal Cantareira (SP), veículo pertencente à Região Episcopal Brasilândia, onde atuou por mais de dois anos. No período acumulou a atividade com a função de assistente de Comunicação no Instituto Sou da Paz, onde elaborava releases e informativos e dava suporte em eventos da entidade. Em agosto do mesmo ano começou a colaborar com a revista Missões (SP), especializada no campo missionário católico. Em seguida foi para a reportagem do jornal semanal O São Paulo (SP), da Arquidiocese paulista, onde além da cobertura diária de pastorais e movimentos participou de coberturas especiais em vários estados. Criou e mantém, desde maio de 2008, na plataforma WordPress, o blog Ká entre nós..., com notícias sobre Política(s), Cinema, Comportamento, Cultura(s), Meio Ambiente, Movimentos Sociais, Jornalismo, Brasil, América Latina e Poesia.
 
Em 2010, tornou-se jornalista voluntária da rádio Comunitária Cantareira FM (SP), emissora da Região Episcopal Brasilândia; ali eventualmente produziu e apresentou programas de assuntos eclesiais, de Cultura e temas do campo dos Direitos Humanos. No ano seguinte passou a acumular a atividade com o trabalho de freelancer da revista Família Cristã (SP), da Editora Paulinas, pela qual foi vencedora do Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa 2012, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a reportagem Extermínio silencioso, sobre a situação dos Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul.
 
Venceu também, com Nayá Fernandes e Osnilda Lima, a etapa paulista do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2013, na categoria Webjornalismo, com a matéria Ecos da vida, publicada no site da revista Família Cristã. Ainda em 2013, começou a trabalhar na agência Signis Brasil e, em agosto, na Folha Metropolitana, de Guarulhos (SP). Deixou o jornal em junho de 2014, quando foi contratada para atuar como repórter na revista Família Cristã.
 
Lançou o livro Mulheres Extraordinárias (Paulus, 2017), com ilustrações de Rebeca Souza Venturini, onde reuniu um conjunto de perfis, reportagens e histórias de mulheres e suas realidades marcadas por diversos dramas sociais, raciais e morais.
 
É casada com o jornalista Felipe Rabello. Diz ter se especializado em temas que deflagram os Direitos Humanos.
 
 
Atualizado em abril/2012 - Portal dos Jornalistas
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)