APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Karla Mendes

Karla Mendes

Foi correspondente da agência americana S&P Global Market Intelligence no Brasil e na América Latina. Por quase cinco anos trabalhou na editoria de Economia do Estado de Minas e por mais de um ano e meio na Agência Estado e O Estado de S.Paulo, além do Correio Braziliense. Já tem um Esso, um Embratel e um CNH na bagagem.

Karla Mendes formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), de Belo Horizonte (MG), em 2003. Foi selecionada para participar do Programa Balboa para Jovens Jornalistas Íbero-Americanos 2012, ocorrido na Espanha. É mestra em Administração de Negócios em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas pela Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo (SP), patrocinado pela BM&F Bovespa, desde 2011, e em Jornalismo Investigativo com foco em Jornalismo de Dados, Jornalismo Digital e Multimídia pela Universidade King's College, de Halifax (Canadá), patrocinado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), desde 2014.
 
Começou a carreira trabalhando como assessora de imprensa do Ministério Público de Minas Gerais e repórter da TV Justiça (MG). Trabalhou de 2003 a 2008 na editoria de Economia do jornal Estado de Minas (MG), onde entrou como estagiária depois de ganhar o Prêmio Jovens Talentos, O Jornalismo e a Cidade. Além de reportagens para o jornal, gravava diariamente comentários para a rádio Guarani (MG), também do grupo Diários Associados.
 
Mudou para Brasília em outubro de 2008, quando transferiu-se para a equipe do editor de Economia Vicente Nunes no Correio Braziliense (DF), também do grupo dos Diários Associados. Estreou, em agosto de 2009, o Blog da Vida Moderna, na versão online do jornal, tratando de produtos e serviços indispensáveis à vida das pessoas, como, por exemplo, o celular e o computador. Também gravava vídeos com comentários sobre suas matérias para o site do Correio.
 
Venceu, com Vicente Nunes, Ricardo Allan, Vânia Cristino, Mariana Flores, Letícia Nobre, Edna Simão, Luciana Navarro e Luciano Pires, os prêmios Esso de Jornalismo 2009, na categoria Informação Econômica, o Imprensa Embratel 2009, na categoria Economia, e o CNH de Jornalismo Econômico, na categoria Excelência Jornalística em Economia, com a série O Brasil que emergirá da crise, publicada entre 28 de dezembro de 2008 e 5 de janeiro de 2009 no Correio Braziliense. 
 
Migrou para a sucursal de Brasília da Agência Estado, onde atuou de junho de 2010 a janeiro de 2012, período em que cobriu as áreas de Telecomunicações e Infraestrutura.
 
Em 2012, foi para a Espanha como uma das brasileiras selecionadas para o Programa Balboa para Jovens Jornalistas Íbero-Americanos. Lá, trabalhou no Expansión, maior jornal de Economia de Espanha, e manteve o blog A crise na terra dos reis, em que contou o impacto da crise na vida dos europeus de janeiro de 2012 a abril de 2013. Ganhou bolsa de estudos da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e foi concluir outro mestrado no Canadá. Obteve nota máxima em seu projeto, uma grande reportagem sobre a espionagem americana e canadense no Brasil.
 
De volta ao País, fixou-se no Rio de Janeiro, onde trabalhou com produtora de Conteúdo e Atendimento à Imprensa no Centro Aberto de Mídia (CAM) da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, entre junho a julho de 2014. Em setembro, cobriu período de licença de titular e trabalhou como repórter de Infraestrutura e Negócios em O Globo (RJ), lá permanecendo até janeiro de 2015.
 
Tornou-se, então, a primeira correspondente brasileira da S&P Global Market Intelligence (antiga SNL Financial), uma das agências líderes de mercado dos Estados Unidos, com foco em Serviços de Inteligência de Negócios (Business Intelligence Services): notícias, bancos de dados financeiros e análises de especialistas sobre os principais setores da economia global. Além do foco no Brasil, atuou também como correspondente na América Latina, fazendo a cobertura de instituições financeiras e dos segmentos de Seguros, Energia, Mineração, Telecomunicações, entre outros.
 
Deixou a S&P em março de 2017, quando a agência fechou seu escritório no Rio de Janeiro, e partiu em busca de novos projetos, oportunidades e frilas. Seus contatos são karlamendes@gmail.com e (21) 98954.8721. 
 
 
Atualizado em março de 2017
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)