APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Katia Canton

Katia Canton

Jornalista e crítica de arte, docente e diretora de curadoria do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Escreve sobre historias infantis, a magia e o mundo no O Estado de S.Paulo e no ‘Blog Estadinho’.

Katia Canton Monteiro é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1986), recebeu o Diplôme d´études de literature et civilization française pela Université de Nancy II (1986). Concluiu em 1989 mestrado em Performance Studies, pela Tisch School of the Arts, New York University e doutorado em Artes Interdisciplinares pela Faculdade de Artes Visuais e Educação, da New York University, em 1993.

É livre-docente em Teoria e Crítica de Artes pela ECA USP, com tese baseada em sua pesquisa e curadoria, Autorretrato, Espelho de Artista, com a qual examinou as potências da arte na educação.

Já foi chefe da Divisão de Exposições Temporárias, da Divisão de Curadoria e da Divisão de Arte e Educação do Museu de Arte Contemporânea da USP. É professora associada do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, atuando na Divisão de Arte e Educação e docente do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. É parecerista Ad doc da FAPESP.

Em 1987, foi para os Estados Unidos fazer mestrado e doutorado na cidade de Nova York, onde morou por sete anos. Nesse período entre os livros que escreveu estão: Contos que brotam nas florestas: na trilha dos irmãos Grimm, Fadas que não estão nos contos: uma confusão de contos clássicos, Conversa de madame: Perrault nos salões franceses, Debaixo de uma cerejeira: histórias contadas no Japão, Entre o rio e as nuvens: algumas histórias africanas, A bota e a enxada: certos contos italianos, Maria Martins.

A tese de doutorado que escreveu The Fairy Tale Revisited (O conto de fadas revisitado), virou livro, foi publicada primeiro pela Peter Lang Publishers, em Nova York, em 1994, e recebeu o prêmio Contemporary Authors, outorgado pela Gale Research Institute of Michigan. No Brasil a tese-livro foi adaptada para a língua portuguesa e lançado com o título E o príncipe dançou. A partir dessa tese, teve inspiração para escrever os seus livros de contos da coleção Arte Conta História.

Em 1999, recebeu o prêmio Jabuti e, em 2002, com o livro Brasil, Olhar de Artista, recebeu o prêmio Altamente Recomendável para Crianças – melhor livro informativo.

Fabriqueta de Ideias, último livro de Katia Canton, foi lançado em fevereiro de 2014. A obra traz artigos da escritora publicados no Estadinho. O título traz cinco tópicos: Fabriqueta Fazendo Arte (invenções da artista, técnicas divertidas, desenhos mil, os cinco sentidos e passatempos artísticos); Fabriqueta Cultural; Fabriqueta Era uma Vez; e Fabriqueta Soltando o Verbo

O título acompanha a coluna com o mesmo nome, que assina no Estadinho, publicação do jornal O Estado de S.Paulo, e Blog do Estadinho.

A nova abordagem de Katia, sem fadas nem vilões tornaram-se ainda mais presentes em 2009, quando lançou: Do moderno ao contemporâneo, O Maior herói do mundo, Tempo e memoria, História de valor, Da política às micropolíticas: Katia Canton Corpo, identidade e erotismo, Narrativas enviesadas e Espaço e lugar. Lewis Carroll na era Vitoriana: outras histórias de Alice, foi lançado em 2010.

A produção de Katia é na realidade uma biblioteca infantil, que em alguns títulos, como Moda, que vai da pré-história à corte de Luís XIV, passa pelos precursores da alta-costura no século XIX e chega até os estilistas modernos, entre eles, Chanel, Gaultier e o brasileiro Dener. A edição passou também a ser disputado pelas mães.

Entre os outros livros lançados por Katia estão relacionados na ‘Linha do Tempo’ e podem ser conferidos neste perfil. Capas de alguns títulos estão disponíveis na 'Galeria'.

Katia Canton segue em 2014 escrevendo para criança sobre historias, magia e o mundo que se desenrola, no jornal O Estado de S.Paulo e no ‘Blog Estadinho’.

 

 

Atualizado em fevereiro, 2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://bibliotecamoruzzi.blogspot.com.br/2013/10/projeto-biografias-katia-canton.html

http://blogs.estadao.com.br/estadinho/category/fabriqueta-de-ideias/

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)