APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Kiko Ferreira

Kiko Ferreira

Jornalista, radialista, crítico musical, produtor cultural e poeta, autor de diversos livros. Tem um currículo extenso como produtor de rádio e tevê. Atualmente é diretor artístico da rádio Guarani FM, crítico de música do jornal Estado de Minas e colunista da revista Mercado Comum

Eustáquio Ferreira Neto, mais conhecido como Kiko Ferreira, nasceu em Belo Horizonte (MG), em 29 de janeiro de 1959. É formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

Começou a carreira com apenas 15 anos, trabalhando para o Jornal de Minas. Sua principal atividade é o Radialismo. Tem trajetórias de mais de 30 anos na área cultural, com atuação em rádio, jornal, televisão e projetos culturais.

Kiko sempre considerou os veículos pelos quais passou como meios de expressar a sua opinião, mostrar as músicas que gosta. Teve passagens pela TV Bandeirantes, Rede Globo Minas, TV Horizonte, Rede Minas de Televisão, TV Universitária, além das rádios Band Minas FM, Inconfidência, Itatiaia, Universidade FM e Geraes. Já fez colaborações para diversas revistas, como a Cartas de Minas, IstoÉ Minas, Palavra, Na Sala, dentre outras.

Desde o início dos anos 90 trabalha para o grupo Diários Associados, onde, atualmente, responde pela direção artística da rádio Guarani FM, emissora segmentada dedicada à boa música e cultura. Além disso, também é crítico musical do jornal Estado de Minas e colaborador das revistas Ragga e Hit. É, também, colunista da revista Mercado Comum e colaborador da Season e Pullsar.

Poeta, é autor de diversos livros: Cordiana (Do Autor, 1982), Belo Blue (Pandora, 1987), Cio em Setembro (Rona, 1989), Beijo Noir (Orion, 1996), Solo de Kalimba (Scriptum, 2003), Stet (Scriptum, 2007) – este pré-indicado para o Prêmio Portugal Telecom de Literatura – e Musikaligrafia (Scriptum, 2009).

Paticipou de diversas coletâneas e foi publicado em veículos como Suplemento Literário de Minas Gerais, Mulheres Emergentes, livro síntese do projeto Terças Poéticas, e muitos outros. É parceiro de Sérgio Moreira, Affonsinho, Gilvan de Oliveira e Danni Calixto.

Foi diretor da Associação Brasileira de Televisão Universitária (Abtu), vice-presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), curador da Semana de Minas no Ano do Brasil na França (2005), participou do conselho de curadores da Fundação Municipal de Cultura e foi um dos palestrantes do projeto Rumos Itaú Cultural, que rodou aproximadamente 20 cidades realizando palestras e seminários. Também participou de comissões de outros projetos da Funarte, Bndes, Natura Musical etc.

Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, ele destaca: as coberturas dos festivais musicais Free Jazz Festival, Holywood Rock, Rock In Rio (1991); além das coberturas das edições dos carnavais belo-horizontinos e do primeiro show de Paul McCartney no Brasil, no Maracanã (1990).


Atualizado em 23 de julho de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG
Fonte:
Informações fornecidas pelo próprio jornalista

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)