Kiko Nogueira

    Kiko Nogueira nasceu em São Paulo, capital. É formado em Jornalismo Faculdade Cásper Líbero (SP) em 2009, e depois concluiu o máster em Jornalismo no Instituto Internacional de Ciências Sociais, IICS.

    Kiko começou na Abril no Departamento de Documentação – Dedoc, seguindo posteriormente para Veja São Paulo, onde inicialmente fez resenhas de peças de teatro, até se tornar editor. Depois da Vejinha, foi para Viagem e Turismo, primeiro como redator-chefe e em seguida na função de diretor de Redação, acumulando com o comando do Guia Quatro Rodas por oito anos, de fevereiro de 2000 a 2009. De lá saiu para fundar a Alfa.

    Em fevereiro de 2010 criou a revista Alfa, na Abril, magazine voltada para o público masculino que dirigiu por 2 anos 6 meses, até julho de 2012.

    Desde janeiro de 2013 é co-diretor do portal Diário do Centro do Mundo,  co-dirigido também por Paulo Nogueira, editado a partir de Londres, UK e de São Paulo, publicado em português. O portal atingiu em 2014 a marca de 4 milhões de acessos únicos por mês. Em março de 2011 Kiko Nogueira concedeu uma entrevista com, ao ‘Papo de Homem” por Guilherme Nascimento Valadares, que apresenta Kiko e emenda no texto “Um bocado de títulos para esclarecer que esse cara é um dos líderes silenciosos do diálogo editorial em curso com o público masculino no Brasil. Não se enganem, comandar uma revista da Abril é posto para poucos”.  E recorda os leitores sobre DNA de jornalistas na mesma família: “sabendo ser ele filho de Emir Nogueira (um dos grandes jornalistas da Folha de S.Paulo e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de S.Paulo) e irmão do não menos talentoso Paulo Nogueira.

    Ao se despedir do dia a dia das redações da Abril, após quatro décadas de dedicação Carlos Maranhão falou de seus orgulhos durante a trajetória na editora e lembrou do “recrutamento e na ajuda da formação de inúmeros profissionais, muitos dos quais se tornaram meus amigos. Nomes hoje consagrados da imprensa brasileira que deram os primeiros passos profissionais ao lado dele”. No meio de varios casos de talentos citou, entre outros, ‘Kiko Nogueira’.

    De volta, na entrevista acima, Kiko cita Carlos Maranhão: “jornalista com o qual aprendi muito”.

    Em julho de 2012 Kiko Nogueira deixou a direção da Alfa, em que estava desde o lançamento, em 2010, e também a Editora Abril, onde contabilizava 24 anos de trabalho. Após fechar a edição que chegou às bancas em 13/7, ele despediu-se da equipe e iniciou um novo ciclo profissional, criando um site de notícias.

     

     

    Atualizado em dezembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/pub/kiko-nogueira/56/a29/817

    http://papodehomem.com.br/entrevista-com-kiko-nogueira-diretor-de-redacao-da-alfa/

    Vídeo de entrevista – http://vimeo.com/19564217

    Jornalistas&Cia – https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=742

    Foto: Divulgação – Editora Abril