Lacy Barca

    Lacy Varella Barca de Andrade nasceu no dia 9 de março. Éformada em Medicina pela UnB do DF desde 1976, em Jornalismo pelo UNICEUB, noDF, concluído em 1979, com doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Ciências? com tese sobre televisão diplomada pelo Departamento de Bioquímica Medica daUFRJ de Macaé no Rio (RJ) em 2004. 

    Lacy Barca, como é conhecida, iniciou a carreira nojornalismo no início da década de 80 como assessora de comunicação daFinanciadora de Estudos e Projetos (Finep) do Rio de Janeiro (RJ), onde trabalhoupor três anos. 

    Em seguida ingressou na TV Globo onde atuou como chefe deredação do programa Globo Ciência até 1991; nesse período a direção da emissorainvestiu no formato documentário jornalístico e o programa conquistou váriosprêmios nacionais e internacionais. 

    Entre 1991 e 1993 foi colaboradora geral da revistaSuperinteressante, do grupo Abril da capital paulista. 

    Na sequência atuou por cerca de quatro anos como supervisorados programas científicos, ambientais e educativos da TV Globo, na FundaçãoRoberto Marinho, no Rio (RJ), onde também gerenciou projetos de produção demateriais educativos multimídia, como programas de TV, livros, jogos ewebsites. Os programas de TV incluídos neste projeto foram o Telecurso 2000(supletivo de ensino fundamental, médio e técnico), Tom da Mata (educação ambientale musical), ambientes interativos para exposições (Memorial do Rio Grande doSul), Prêmio Jovem Cientista; Educação para o Trânsito e Escola Legal.

    De 1997 a 1998 assumiu a área de programação e de projetosde criação de programas do Canal Futura; no período acumulou a coordenação deprojetos sociais da TV Globo, na qual foi responsável pelo desenvolvimento deparcerias com canais universitários.

    Após concluir doutorado com tese sobre televisão na UFRJ,passou a lecionar Comunicação Audiovisual na PUC- Rio, onde integra há quaseuma década o corpo docente do Curso de Especialização em Divulgação Científicado Museu da Vida.

    Entre 2006 e 2010 foi gerente de documentação e pesquisa daAssociação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP), mantida pela antigaTVE do Rio de Janeiro até 2008; nessa data, a entidade passou a ser gerida pelaEmpresa Brasil de Comunicação (EBC). 

    Desde 2010 a jornalista responde pela gerência executiva deacervo e conhecimento da EBC, à frente do projeto de digitalização de todo omaterial da TV Brasil e das rádios do sistema EBC.

     

     

     

     

     

     

     

    Atualizado em novembro/2012- Portal dos Jornalistas. 

     

    &llt;p class=”MsoNormal”>Fontes:  

    https://www.facebook.com/lacy.barca?ref=ts&fref=ts,acessado em novembro/2012;

    http://www.linkedin.com/pub/lacy-barca/22/760/642, acessadoem novembro/2012;

    http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=37&id=448, acessado em novembro/2012;

    http://www.sescsp.org.br/sesc/conferencias_new/subindex.cfm?Referencia=5112&ParamEn=2, acessado em novembro/2012;

    http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/Dissertacoes/barca.pdf,acessado em novembro/2012.