APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Lacy Barca

Lacy Barca

Especialista em produção, documentação e pesquisa de programas de televisão. Tem passagens pelos veículos no Rio (RJ,TV Globo, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e ACERP da EBC. É gerente de acervo e conhecimento da EBC no Rio (RJ).

Lacy Varella Barca de Andrade nasceu no dia 9 de março. É formada em Medicina pela UnB do DF desde 1976, em Jornalismo pelo UNICEUB, no DF, concluído em 1979, com doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Ciências – com tese sobre televisão diplomada pelo Departamento de Bioquímica Medica da UFRJ de Macaé no Rio (RJ) em 2004. 

Lacy Barca, como é conhecida, iniciou a carreira no jornalismo no início da década de 80 como assessora de comunicação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Rio de Janeiro (RJ), onde trabalhou por três anos. 

Em seguida ingressou na TV Globo onde atuou como chefe de redação do programa Globo Ciência até 1991; nesse período a direção da emissora investiu no formato documentário jornalístico e o programa conquistou vários prêmios nacionais e internacionais. 

Entre 1991 e 1993 foi colaboradora geral da revista Superinteressante, do grupo Abril da capital paulista. 

Na sequência atuou por cerca de quatro anos como supervisora dos programas científicos, ambientais e educativos da TV Globo, na Fundação Roberto Marinho, no Rio (RJ), onde também gerenciou projetos de produção de materiais educativos multimídia, como programas de TV, livros, jogos e websites. Os programas de TV incluídos neste projeto foram o Telecurso 2000 (supletivo de ensino fundamental, médio e técnico), Tom da Mata (educação ambiental e musical), ambientes interativos para exposições (Memorial do Rio Grande do Sul), Prêmio Jovem Cientista; Educação para o Trânsito e Escola Legal.

De 1997 a 1998 assumiu a área de programação e de projetos de criação de programas do Canal Futura; no período acumulou a coordenação de projetos sociais da TV Globo, na qual foi responsável pelo desenvolvimento de parcerias com canais universitários.

Após concluir doutorado com tese sobre televisão na UFRJ, passou a lecionar Comunicação Audiovisual na PUC- Rio, onde integra há quase uma década o corpo docente do Curso de Especialização em Divulgação Científica do Museu da Vida.

Entre 2006 e 2010 foi gerente de documentação e pesquisa da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP), mantida pela antiga TVE do Rio de Janeiro até 2008; nessa data, a entidade passou a ser gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 

Desde 2010 a jornalista responde pela gerência executiva de acervo e conhecimento da EBC, à frente do projeto de digitalização de todo o material da TV Brasil e das rádios do sistema EBC.

 

 

 

 

 

 

 

Atualizado em novembro/2012- Portal dos Jornalistas. 

 

Fontes:  

https://www.facebook.com/lacy.barca?ref=ts&fref=ts, acessado em novembro/2012;

http://www.linkedin.com/pub/lacy-barca/22/760/642, acessado em novembro/2012;

http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=37&id=448, acessado em novembro/2012;

http://www.sescsp.org.br/sesc/conferencias_new/subindex.cfm?Referencia=5112&ParamEn=2, acessado em novembro/2012;

http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/Dissertacoes/barca.pdf, acessado em novembro/2012.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)