APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Lasier Martins

Lasier Martins

Eleito Senador pelo partido PDT/RS, tomou posse em janeiro de 2015. Por mais de 50 anos fez carreira no jornalismo. Passou pelas emissoras Gaúcha e Guaíba, além de apresentar o principal jornal da televisão do Rio Grande do Sul durante 27 anos. Foi apresentador da TV COM, do Canal 20 e comentarista da RBS TV.

Lasier Costa Martins, nasceu em 14 de abril de 1942, em Vale Verde, então distrito de General Câmara (RS), filho de trabalhadores rurais, mas desde 1989 é um Cidadão de Porto Alegre, título que recebeu da Câmara de Vereadores da capital. É formado em Direito pela Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 1967, exerceu a advocacia durante 20 anos, especializando-se em Direito Trabalhista, nunca se afastou do rádio e do telejornalismo.

Iniciou sua carreira no rádio aos 16 anos (1958), quando começou a trabalhar na Rádio Montenegro (hoje Rádio América). Na emissora criou um programa diário de esportes. Aos 17 anos, transferiu-se para Porto Alegre.

Em 1960, começou a trabalhar na rádio Difusora, em Porto Alegre (RS). Sonhava em trabalhar na Rádio Guaíba, o que ocorreu com a indicação feita por Sérgio Schüller. Na emissora, cobriu cinco Copas do Mundo de Futebol. Foi promovido a diretor-operacional quando a rádio estava em processo de decadência, em 1985.

Paralelamente trabalhou como advogado da Souza Cruz, posteriormente desistiu da sua carreira como advogado.

Ingressou em seguida na RBS, afiliada da Rede Globo em Porto Alegre, como âncora do programa Jornal do Almoço. Após 11 anos de ancoragem, virou comentarista do programa de meio-dia da RBS. Apresentou o programa Gaúcha Repórter, na rádio Gaúcha, por 26 anos, deixando o cargo no final de outubro de 2012. Continuou, porém, no programa, como comentarista, com duas participações semanais.

Acumulou outras funções, como a de âncora do programa Plano Aberto, no Canal 20 da Net (RS).

Permaneceu por 27 anos, no Grupo RBS (afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina). Na emissora foi comentarista diário do Jornal do Almoço e apresentador na TVCOM do programa de debates Conversas Cruzadas. Foi apresentador do Gaúcha Repórter e do Debates do Rio Grande, antes trabalhou na empresa jornalística Caldas Júnior, atuando nos veículos Rádio Guaíba, TV Guaíba e Correio do Povo.

Em 1996 o jornalista tomou um choque de 220 volts, durante uma reportagem ao tocar em um cacho de uvas na Festa da Uva na cidade de Caxias do Sul. Ficou desacordado por alguns segundos, quebrou uma costela, foi parar no hospital e, depois, no site de vídeos YouTube. O vídeo publicado em 2006 tornou-se um fenômeno da internet brasileira. Distribuído rapidamente o vídeo teve mais de 2 milhões de visualizações em 4 anos. Em 23 de outubro de 2010, em uma edição comemorativa dos 38 anos do Jornal do Almoço, entre as imagens que fizeram a história do noticiário, a cena foi apresentada e mostrou-se também os bastidores no estúdio enquanto ele se recuperava do choque.

Em 7 de outubro de 2013, anunciou seu desligamento do Grupo RBS para concorrer a uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2014. Lasier comunicou a saída ao vivo, durante seu comentário no Jornal do Almoço. O comunicado levou a uma representação contra o jornalista e ao Grupo RBS por propaganda eleitoral antecipada, do qual foi absolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 2013, assinou a ficha do PDT e, em 2014, em sua primeira candidatura a um cargo eletivo: concorreu a uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul. Foi eleito senador em 5 de outubro de 2014, tendo 37,4% dos votos, chegando a ultrapassar nomes como Olívio Dutra e Pedro Simon, obtendo um total de 2 milhões e 145 mil votos.

Assumiu o mandato de Senado Federal pelo Rio Grande do Sul para a 55a e 56a Legislaturas, períodos de 01/02/2015 até 31/01/2019 e de 01/02/2019 até 31/01/2023. No Senado Federal, ocupa o gabinete de número 50, localizado na Ala Senador Tancredo Neves.

Foi apontado em 22 edições da pesquisa Top of Mind da Revista Amanhã, como o comunicador de televisão nº1 do Estado. Tem em seu currículo inúmeras coberturas no exterior, entre elas a pré-guerra no Golfo Pérsico, em 1990, na Jordânia e Israel, além da Rio 92 – Conferência do Meio Ambiente.

Em novembro de 2010 Lasier recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção do Poder Legislativo do Rio Grande do Sul para aqueles que se destacam em suas atividades. A homenagem foi proposta por indicação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT).

Lasier Martins é divorciado e tem união estável com a jornalista Janice Santos.

 

Atualizado em Fevereiro/2015 - Portal dos Jornalistas

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)