APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Laura Capanema

Laura Capanema

Repórter da revista Viagem e Turismo, da Editora Abril. Pela revista percorreu a Chapada Diamantina, Jalapão, Turquia, entre outros lugares turísticos, mostrando belezas naturais e culturais.

Laura Capanema nasceu no dia 12 de julho de 1987, em Belo Horizonte (MG). É bacharel em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), desde dezembro de 2010.

O gosto por redigir se manifestou cedo. Em 1997, ganhou o 1º lugar no concurso Carta a um amigo do futuro, realizado pela prefeitura de Belo Horizonte, no centenário da cidade. A carta foi colocada em um baú que, enterrado no Parque Municipal, será aberto em 2097 (100 anos depois do concurso). 

O primeiro emprego no jornalismo foi na Revista Encontro, em 2006. Entrou como repórter especial da edição Gastrô, especializada em gastronomia. Em seguida foi contratada como estagiária/repórter da revista, que, na época, estava começando. Ficou lá de março a dezembro de 2006.

Em dezembro de 2006 participou de um intercâmbio nos Estados Unidos, onde trabalhou e estudou no departamento de Communication and Visual Arts na UCSD, University of California San Diego.  Em agosto de 2007 concluiu o intercâmbio.

De volta ao Brasil, foi estagiária de conteúdo, mídias e promoções da Aorta Entretenimento, que hoje faz parte da Pontomobi. Lá desenvolveu conteúdo para aplicativos de celular e promoções para o grupo Skank, Rádio Oi FM, TIM e Ambev, até dezembro de 2008.

Em 2009, novo intercâmbio universitário, desta vez para a China. Durante seis meses estudou em Macau e por um mês em Pequim. A experiência e as viagens pela Ásia foram fundamentais para amadurecer a vontade de escrever sobre turismo e cultura. Na época, manteve um blog, o Impresso Oriente, que contava as suas aventuras asiáticas.

No retorno a Belo Horizonte, migrou para a assessoria de imprensa. Na atividade passou pelo Palácio das Artes (Fundação Clóvis Salgado) e depois pela Noir Comunicação, onde trabalhou com o festival Comida di Buteco, com a banda Pato Fu e na assessoria de eventos gastronômicos e de cultura.

Em 2010, foi contratada para a equipe de apuração do Jornal Estado de Minas, onde por seis meses foi estagiária no Caderno Gerais.

Em 2011, aprovada no Curso Abril de Jornalismo atuou nas publicações da Editora Abril: revistas Placar e Capricho; site do Bebê e Guia Quatro Rodas. De lá para cá, desde maio de 2011, permanece contratada como repórter da Viagem e Turismo, onde também escreve e fotografa para a Viagem e Turismo São Paulo (VTSP), e para o blog da redação.

Para a revista, fez a reportagem de capa da edição de aniversário sobre Orlando, em novembro de 2011, matérias de ecoturismo na Chapada Diamantina e no Jalapão, uma expedição pela Turquia (texto e foto) e um cruzeiro no Mediterrâneo.

 

 

Atualizado em fevereiro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações cedidas pela jornalista

viajeaqui.abril.com.br/

http://viajeaqui.abril.com.br/blog/blog-da-vt/

http://viajeaqui.abril.com.br/blog/blog-da-vt/2012/11/23/era-uma-vez-um-colar/

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)