APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Leandra Felipe

Leandra Felipe

Correspondente internacional da EBC, responsável pela cobertura da região andina que compreende a Colômbia, Equador, Venezuela, Chile e Peru, além de México, países da América Central e Caribe

Leandra Felipe nasceu em Goiânia (GO). Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG/GO).
 
Começou a carreira como produtora de telejornalismo da TV Anhanguera Goiânia, Filiada da TV Globo. Em Brasília (DF), trabalhou como repórter para a TV Brasil e a rádio Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Licenciou-se da instituição e mudou-se para Bogotá (Colômbia) em fevereiro de 2011. Trabalhou como repórter para a BBC Brasil, a Infosur Hoy, a Globo News, a rádio CBN e o jornal O Globo, cobrindo as áreas de Política, Direitos Humanos, Cultura, Turismo e Comportamento. Também fez matérias para a agência Ópera Mundi (SP) e a revista Época (SP). Entre as coberturas destaca a entrevista com o presidente da Colômbia, para a Época, e a cobertura das eleições na Venezuela e da Cúpula das Américas, em Cartagena das Índias (Colômbia).
 
Em fevereiro de 2013, retornou para a EBC, agora como correspondente internacional, ainda baseada em Bogotá, e responsável pela cobertura da região andina que compreende a Colômbia, Equador, Venezuela, Chile e Peru, além de México, países da América Central e Caribe. Segundo ela, em entrevista ao J&Cia, é parte da missão da EBC dar visibilidade a temas importantes relacionados a países latino-americanos e que não são abordados por outros veículos: “Além de temas já explorados, como a atuação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), queremos dar atenção a aspectos culturais, como a influência indígena na cultura desses países”. Para isso, já estabeleceu o ritmo de produção diária de uma reportagem para a Agência Brasil e uma para a rádio Nacional.
 
Manteve blog Comboio do Norte no ar entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2013, cheio de impressões e textos sobre a vida na Colômbia. Ao migrar para a EBC, avisou que agora, as notícias andinas podem ser lidas no portal da Agência Brasil.
 
Mostrou seu talento em versos no livro Avesso (Intermeios, 2012).
 
 
Atualizado em fevereiro/2013 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)