APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

Comanda a Coluna Esplanada e o Esplanada WebTV, com notícias dos três poderes, alocados em blog no portal UOL e transcritos por diversos jornais do País. Trabalhou vários anos para o Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro e em Brasília, e apresentou programas sobre Política na RedeVida.

Leandro Mazzini nasceu em Muriaé (MG). É formado em jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), do Rio de Janeiro (RJ), e pós-graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), de Brasília (DF).
 
Iniciou a carreira no Jornalismo em periódicos da região da Zona da Mata (MG) em 1994. Entre 1998 e 2007 teve passagens como repórter e colunista de Política no Correio do Brasil (RJ), Agência Rio (RJ) e na sucursal carioca da Gazeta Mercantil (SP). Editou na época o boletim Setorial News (RJ), sobre o setor de Petróleo e Gás, dirigido a investidores do Rio e de São Paulo. Passou pelo Jornal do Brasil (RJ) em duas fases: de 2000 a 2003 e de 2006 a 2011.
 
Em 2007 mudou-se para Brasília (DF), cobrindo o Congresso Nacional para o JB. Assumiu também a coluna Informe JB, que assinou até 2011, com o fim da edição impressa da publicação. Ingressou, paralelamente, em 2009, na TV RedeVida (SP) como apresentador dos programas Tribuna Independente e Frente a Frente, e comentarista do Jornal da Vida, permanecendo na emissora até 2014. Em 2011 teve uma rápida passagem de seis meses pela Coluna Cláudio Humberto, do site Diário do Poder.
 
Lançou em dezembro de 2011 o blog Coluna Esplanada, de cobertura das atividades dos Três Poderes, depois reproduzido no portal UOL e em jornais de 30 cidades brasileiras. O blog é editado com a colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo. Em outubro de 2013, realizou o I Encontro Nacional de Editores/Coluna Esplanada, em Brasília, do qual participaram editores executivos de jornais de 23 capitais (parceiros e convidados), com palestras exclusivas de cinco ministros do governo, sobre Infraestrutura para a Copa do Mundo.
 
Estreou em seu blog o quadro Esplanada WebTV em junho de 2014, buscando uma audiência complementar e disseminada sobretudo nos dispositivos móveis, em especial nos grupos de WhatsApp e redes sociais como Facebook e Twitter.
 
Lançou dois livros de crônicas: O Espelho da Vida (Litteris, 1999), e Corra Que a Política Vem Aí (Litteris, 2010). Além de escritor, é palestrante voluntário em faculdades sobre Comunicação e Jornalismo. Faz, também, desde 1999, trabalho de incentivo a leitura em escolas.
 
 
Atualizado em novembro de 2016
 
Fontes:
Informações cedidas pelo jornalista

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)