APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Leandro Olegário

Leandro Olegário

Passou por TV Bandeirantes, TV Record, rádio Gaúcha e está na TVE. Fez coberturas importantes, como várias edições da Expointer e os trabalhos da missão de paz no Haiti

Leandro Olegário é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Participou de cursos para repórter em áreas de conflito, capacitação docente em EAD e conversação e gramática em inglês. Também é radialista, pela Fundação Padre Landell de Moura, de Porto Alegre (RS). Foi inclusive no rádio onde Leandro deu os primeiros passos na carreira, sendo estagiário na rádio Bandeirantes (2002) e Radioweb (2003).

Na rádio Gaúcha, foi repórter entre 2003 e maio de 2005, cobriu as eleições de 2004 em Pelotas (RS), a Expointer em 2005, o Carnaval porto-alegrense no mesmo ano e o festival de música jovem Planeta Atlântida, também em 2005.
Na TV Bandeirantes (RS), foi repórter de 2005 a 2008. Na emissora, fez coberturas como o 35º Festival de Cinema de Gramado, em 2007, o verão no litoral gaúcho por três anos, a Feira Internacional Expodireto Cotrijal, a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), as eleições de 2006 em Porto Alegre, as visitas do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao Rio Grande do Sul e o acompanhamento do trabalho do Exército Brasileiro na Missão da ONU pela estabilização do Haiti, em 2007.

A Expointer, a visita de Lula à Curitiba em 2008 e as eleições municipais daquele ano foram os eventos que Leandro cobriu durante a curta passagem pelo canal Rural, do Grupo RBS, entre os meses de maio e outubro de 2008. Entre outubro de 2008 e julho de 2012 esteve na TV Record, onde mais uma vez se envolveu nas coberturas das eleições. Mais uma vez participou das coberturas de Verão no litoral do estado e de inverno, em Nova Petrópolis (RS).

Desde julho de 2012, está na TVE-RS, onde foi destacado para mediar os debates eleitorais dos candidatos à prefeito das principais cidades da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul.

É professor no Centro Universitário Ritter dos Reis (Unirriter), de Canoas (RS), onde leciona a disciplina Conceitos, Técnicas e Práticas do Jornalismo Contemporâneo.

Também cursou o mestrado em comunicação social pela PUC/RS, onde defendeu a tese A metamorfose da síntese noticiosa no rádio: estudo de caso em emissoras de Porto Alegre. Na graduação já havia defendido proposta parecida, esta com o título de A Síntese noticiosa nas rádios Gaúcha e Guaíba: um estudo comparativo dos Correspondentes Ipiranga e Portocred.


Atualizado em agosto/2012 - Portal dos Jornalistas.
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)