APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Leonardo Aquino

Leonardo Aquino

Tem larga experiência como repórter e produtor de telejornais e de impressos com especialização em esportes e webjornalismo. Atuou nas tevês paraenses Cultura, SBT e Liberal. É repórter da revista Placar e editor-executivo do núcleo de esporte da Rede Globo Nordeste.

Leonardo Aquino nasceu na capital pernambucana. É bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), de Belém, desde 2003 com especialização em Jornalismo Esportivo pela Facásper de São Paulo (2005) e em Comunicação Digital Interativa na Universidade Federal de Rosário, em Santa Fé, na Argentina, com diploma de 2011.

Iniciou na área como auxiliar de pesquisas do livro Memória da Televisão Paraense, projeto das Organizações Romulo Maiorana e da Secretaria do Estado da Cultura do Pará (Secult), em Belém (PA). Na Secretaria permaneceu por um ano na função onde aprendeu a fazer entrevistas, pesquisa de dados e a produzir textos em geral.

Em seguida trabalhou no Núcleo de Esportes da TV Cultura do Pará, na capital do Estado, onde fez reportagens diárias e passou a cobrir eventos esportivos regionais como os Jogos Sul-Americanos, Campeonato Brasileiro de Futebol e a Taça Libertadores da América.

Em outubro de 2003 estreou na TV Cultura do Pará como repórter e ali produziu reportagens para o programa semanal Cultura Paidégua, sobre arte e cultura paraense além de trabalhar na produção do programa e participar da edição dos VTs.

Entre 2003 e 2004 acumulou o reportariado com as atividades de coordenador de produção e conteúdo do Portal Amazônia sendo responsável pelo gerenciamento de uma equipe de seis pessoas. Ali, também produziu matérias diárias sobre cultura, ecologia, turismo e esporte e foi repórter freela do Diário Lance! e da revista Placar, ambos impressos do segmento esportivo; neste último permanece na função.

Ainda em 2004 (em julho) retornou à TV Cultura do Pará, para fazer reportagens exibidas o programa Cultura Paidégua sobre arte e cultura paraense em geral.

No período ainda passou a atuar como freelance na revista Viagem e Turismo, onde assinou a reportagem sobre hotéis de selva que foi capa da revista e chegou a ser indicada ao Prêmio Abril de Jornalismo em 2005. Pelo veículo também produziu uma destacada matéria sobre Belém para o guia O Melhor do Brasil, publicado pela revista em outubro de 2004.

De julho a novembro deste mesmo ano foi repórter do SBT Pará onde assinou matérias (e suas edições) sobre atualidades, cultura e comportamento para o Jornal SBT Belém. Na época, também cobriu o Campeonato Brasileiro de Futebol para o impresso Diário Lance!.

Na sequência foi contratado pela TV Liberal onde passou a produzir reportagens de assuntos gerais para os telejornais da emissora além de estar à frente das transmissões ao vivo dos jogos do campeonato brasileiro de futebol pelos canais Sportv e Premiere Esportes. De dezembro de 2007 a 2008 atuou especialmente para a editoria de Cidades da emissora. Em seguida, ocupou por mais de um ano, o cargo de editor esportivo do canal onde coordenou equipes, atuou no planejamento de pautas, no fechamento do Globo Esporte local e coordenou coberturas especiais para eventos da casa, como o Troféu Romulo Maiorana, que é uma premiação para os melhores atletas do esporte amador paraense.

A seguir, entre 2005 e 2009, esteve na Rádio Unama FM 105,5 de Ananindeua, na capital paraense, como chefe de jornalismo e editor, além de produzir e apresentar três programas semanais: Futebol e Companhia, Todos Os Sons (world music) e Zona Rock. Nesse período (2008-2010) chegou a acumular essas atividades como o retorno à TV Liberal, em um período em que foi editor de esportes.

Depois foi estudar Comunicação Digital Interativa na Universidade Federal de Rosário, na Argentina, onde ficou até o final de 2010.

Em janeiro do ano seguinte, de volta ao Brasil, trabalhou por quase um ano como analista na Ekos Estratégia de Comunicação, em Belém (PA), e passou a ser o jornalista responsável dos projetos de arquitetura de informação, estratégias em comunicação digital e de ações em mídias sociais da empresa; nesse período também atuou como professor visitante na FEAPA (Faculdade de Estudos Avançados do Pará) onde ministrou aulas das disciplinas Jornalismo Online e Linguagem Audiovisual aos alunos do curso de jornalismo.

Em seguida assumiu o cargo de editor-executivo do programa Globo Esporte na Rede Globo Nordeste, sediada na capital pernambucana, onde permanece à frente do núcleo de coberturas esportivas (especialmente futebol) e do programa Fora do Eixo, com exibição no canal a cabo Sportv, que exibe reportagens de esportes de várias regiões do Brasil.

Desde então continua a escrever sobre coberturas esportivas para a revista Placar.

 

 

Atualizado em setembro de 2013 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

www.amazonia.com.br

http://br.linkedin.com/pub/leonardo-aquino/15/84a/386

https://twitter.com/leonardoaquino

http://placar.abril.com.br/materia/novelao-nigeriano-africano-supera-dificuldades-para-atuar-no-brasil

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)