APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Leonardo Gryner

Leonardo Gryner

Ex-produtor esportivo da TV Globo/Rio de Janeiro/RJ com larga experiência em coberturas de Copas do Mundo e eventos internacionais. Desde 2010 é CEO (Diretor Geral) do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Leonardo Gryner nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 27 de abril de 1953. Estudou matemática na PUC-Rio e fez mestrado em informática no IME/RJ.

Em dezembro de 1971 começou a trabalhar na IBM e, em seguida, foi para o Departamento de Informática da PUC onde fez parte da equipe que projetou o primeiro computador brasileiro, o Cobra. Quando entrou para a TV Globo, em 1974, a tecnologia de telecomunicações ainda engatinhava.

Foi nesse ano que procurou o amigo Luiz Carlos Sá, gerente de produção da TV Globo, e pediu emprego como assistente de cinegrafista. Nessa época, a emissora começava a modernizar a área de jornalismo e logo depois, Sá, como é conhecido, o convenceu a trabalhar com ele, como produtor.

No início de 1975 foi contratado pela emissora para o projeto de produção jornalística e como se especializou em esportes, desde então passou a ser produtor das coberturas das Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986 e de todas as Olimpíadas, além de atuar na transmissão de todos os Jogos Olímpicos entre 1976 e 1992.

Como produtor participou ainda da equipe de criação do telejornal Painel, em 1977, que inovou ao apresentar um bloco apenas de entrevistas e conseguir furar a vigilância de censura.

A partir de então produziu reportagens esportivas para o Jornal Nacional, participou das transmissões das corridas de Fórmula 1 e da equipe que fez o planejamento da transmissão da Copa do Mundo da Argentina, em 1978.

Dois anos após transferiu-se definitivamente para Divisão de Esporte, àquela altura chefiada por Ciro José como produtor executivo. Nessa época, também quebrou tabus ao escalar as repórteres Isabela Scalabrini e a Monika Leitão para cobrir futebol.

Três anos depois foi promovido a diretor de esporte e continuou a inovar: criou um novo cargo e convidou Ivan Borges para cuidar exclusivamente das negociações de direitos de exibição e introduziu no jornalismo esportivo o conceito da estatística.

Também foi o primeiro a investir na melhoria da captação de som no futebol – o som da bola, do jogador e do apito do juiz; no período, criou programas especiais como o Minuto da Copa e o Sinal Verde e reformulou o Esporte Espetacular que saiu do ar em 1983 e reestreou em 1986, com destaque aos esportes radicais.

Em 1991 se tornou o primeiro diretor de marketing esportivo da TV Globo e, entre 1992 e 1994, acumulou a função de consultor de marketing da Federação Internacional de Vollyeball (FIVB); em seguida passou a ser também diretor de comunicação e marketing do Comitê de Candidatura do Rio de Janeiro à Olimpíada de 2016.

No ano de 1994 realizou um desejo: fez o filme oficial do Campeonato de Futebol dos Estados Unidos que obteve um recorde de bilheteria no Brasil na categoria documentário, com o qual ganhou prêmio no Festival de Nova Iorque.

Entre 1998 e 2000 foi presidente da empresa LG Ventura Marketing e Comunicação; cerca de dois anos depois, passou a ser diretor geral da Olympo, agência de marketing do Comitê Olímpico Brasleiro.

À essa atividade acumulou com a função diretor de marketing e comunicação dos Jogos Pan-Americanos – CoRio - de 2002 a 2007 e, até 2010, foi diretor de marketing e comunicação também do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); em ambas as missões obteve sucesso em desenvolver um programa de marketing consistente para a organização e na comercialização das ações de patrocínio das competições.

Desde 2010 atua como CEO do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

 

Atualizado em maio/2012 - Portal dos Jornalistas.

Fonte:

http://br.linkedin.com/pub/leonardo-gryner/0/501/149, acessado em maio/2012,

https://twitter.com/#!/lgryner, acessado em maio/2012,

http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYP0-5271-278193,00.html, acessado em maio/2012,

http://revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=16372, acessado em maio/2012,

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)