APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil, em Timor Leste, em Angola e no Paquistão. Foi escolhido no TOP 50 do Prêmio Os +Admirados Jornalistas Brasileiros, realizado em segunda edição, em 2015, pelo Jornalistas&Cia em parceria com Maxpress. Lançou em junho de 2016 o livro 'O que aprendi sendo xingado na internet' com Juliana de Faria e PC Siqueira, pela Editora Leya.

Leonardo Moretti Sakamoto nasceu em 11 de abril de 1977, em São Paulo (SP). Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e formado em Jornalismo pela mesma universidade, cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil, em Timor Leste, em Angola e no Paquistão.
 
Trabalhou em diversos veículos de comunicação, cobrindo problemas sociais brasileiros. Atuou como professor de Jornalismo na USP e hoje dá aulas na pós-graduação da PUC-SP.
 
É fundador e coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Mantém o Blog do Sakamoto - Direitos Humanos. Trabalho Decente. Meio Ambiente. alocado no portal UOL.
 
Coordenou a pesquisa que resultou no estudo Trabalho Escravo no Brasil do Século XXI (Organização Internacional do Trabalho, 2007).
 
Recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2003, na categoria Revista, pela reportagem Homens-Tatu do Sertão, publicada na Problemas Brasileiros, edição de maio de 2003; e o Prêmio Combate ao Trabalho Escravo 2006, na categoria Personalidade, concedido por cinco entidades envolvidas nessa luta: a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (Anpt), a Associação Nacional dos Procuradores da República (Anpr) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
 
Leonardo Sakamoto foi reconhecido e condecorado em maio de 2012 como Jornalistas Amigos da Criança. O projeto é uma iniciativa da ANDI Comunicação e Direitos que reconhece o trabalho de profissionais na cobertura de assuntos sociais relacionados aos direitos da criança e do adolescente.
 

Em fevereiro de 2015 estreou em seu blog no UOL o programa Havana Connection no UOL uma clara crítica ao Manhattan Connection, exibido pela GloboNews. No Havana, Sakamoto recebe convidados para debater pautas “sob o ponto de vista da esquerda”.

Está entre os eleitos para o Top 50 (11º a 50º lugares) da edição 2015 do Prêmio Os +Admirados Jornalistas Brasileiros, edição 2015. Realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress, a votação é feita dois turnos, abrange um colégio eleitoral integrado por 48 mil profissionais, sendo cerca de 3 mil da área de comunicação corporativa e 45 mil jornalistas de redações.  Nesta segunda edição da premiação foram recebidas cerca de 8 mil indicações, abrangendo quase 3 mil nomes de jornalistas. Passaram para a final 347 jornalistas da etapa Nacional.

Sakamoto lançou em junho de 2016 o livro O que aprendi sendo xingado na internet com Juliana de Faria e PC Siqueira, pela Editora Leya. Neste livro, ele usa essa experiência para fazer uma reflexão sobre o ódio e a intolerância que por vezes dominam as redes sociais, construindo ao mesmo tempo uma espécie de guia para não nos tornarmos massa de manobra nas mãos de pseudojornalistas de opinião pré-fabricada. Ele explica que dar sua opinião na internet pode ser uma tarefa desafiadora, e até perigosa. E é exatamente isso o que tem feito o jornalista Leonardo Sakamoto, estabelecendo-se como uma das vozes mais vigorosas e interessantes da atual esquerda brasileira. 

 

Atualizado em junho/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia - Edição 1.054

http://www.livrariacultura.com.br/p/o-que-aprendi-sendo-xingado-na-internet-46288114#

Jornalistas&Cia – Edição 1028

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/andi-reconhece-20-novos-i-jornalistas-amigos-da-crianca-i

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/leonardo-sakamoto-estreia-programa-em-havana-connection-em-no-uol

http://blogdosakamoto.uol.com.br

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)