APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ligia Aguilhar

Ligia Aguilhar

Com experiência em rádio, web TV, jornais e revistas, se firmou no segmento econômico e foi repórter do jornal O Estado de S.Paulo. Seguiu em um período sabático para Chicago, nos EUA, onde vai cursar um mestrado em gestão e inovação na área de comunicação na Northwestern University.

Ligia Aguilhar se formou no curso de jornalismo, em 2007, pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Bauru, SP.
 
Em 2007, ainda na faculdade, foi contratada como estagiária para a editoria de cidades da rádio Auri-Verde AM, de Bauru, SP. No mesmo ano exerceu o cargo de repórter no jornal Bauruzão.
 
Entre 2007 e 2008 atuou como repórter e editora na FAAC Web TV, da UNESP, até se transferir para a Lattera Comunicação Estratégica, onde acumulou a função de assessora de imprensa.
 
No ano de conclusão da faculdade, em 2009, participou do programa de treinee do jornal O Estado de S.Paulo, onde passou pelas editorias de internacional, esporte e nos suplementos Guia Estado e Emprego.
 
Teve breve passagem como repórter pelo jornal de economia Informe do Empresário, da editora Aver, até ser efetivamente contratada pelo O Estado de S.Paulo, em março de 2010, onde passou pelos cadernos Classificados, Empregos, Oportunidades, Imóveis e, recentemente, repórter do Estadão PME.
 
Em abril de 2012 o Sebrae anunciou entre os finalistas da etapa regional com Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro a reportagem de Ligia Aguilhar, Roberta Cardoso e Carolina Dall´Olio, veiculada pelo site Estadão PME): No dia da pequena empresa, inspire-se com histórias de sucesso, categoria Webjornalismo.
 
Em junho de 2012 transferiu-se para a reportagem do site de Época Negócios. Retornou ao Estadão onde permaneceu até agosto de 2015.
 
Em agosto de 2015 Lígia deixou o caderno Link do Estadão, para seguir para Chicago, nos EUA, onde vai cursar um mestrado em gestão e inovação na área de comunicação na Northwestern University. No ano passado, foi uma das premiadas com bolsa de estudos para fazer mestrado no exterior pelo programa Jornalista de Visão, do Instituto Ling. No jornal vinha ultimamente ocupando o cargo de editora assistente.
 
Segundo ela, desde então tem focado no estudo de tendências e modelos de negócio para o jornalismo digital, assuntos nos quais se aprofundou em maio, quando passou um mês em Washington como bolsista do International Center for Journalists (ICFJ) e do Departamento de Estado Norte-Americano em um programa de empreendedorismo para jornalistas. “Pretendo continuar meus estudos na área durante o mestrado. Deixei a reportagem diária do Link e o blog Start (blogs.estadao.com.br/start), que era focado no mercado brasileiro de startups, mas devo voltar em breve com um novo blog sobre inovação dentro do Link”, disse a J&Cia.
 
Antes de partir participou do Hacks Hackers São Paulo a respeito de sua pesquisa sobre como os americanos fazem jornalismo no mundo digital e o que podemos aprender com eles; e da primeira edição do Chicas Poderosas no Rio de Janeiro, com foco em ensinar mulheres jornalistas a trabalhar com tecnologia e criar novas lideranças nas redações da América Latina.

O contato pessoal dela é ligia.aguilhar@gmail.com .

 

Atualizado em agosto/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Edição 1.013 do Jornalistas&Cia

http://www.auriverde.am.br/

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)