Adalberto Piotto

    Adalberto Flaviano Piotto nasceu na pequena Rio das Pedras, interior de São Paulo. Formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, SP. Antes, durante 8 meses, foi aluno da Escola da Marinha em Florianópolis/SC. Possui especialização em Economia pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômica, FIPE-USP/SP e ainda estudou Cultura Britânica no St. Giles College de Londres, Inglaterra, e na Leeds Metropolitan University, norte da Inglaterra, além do idioma inglês.

    Depois de anos trabalhando em emissoras de TV do interior, a maioria delas afiliada às grandes redes do país, como a TV Brasil, SBT de Campinas, em que foi repórter de rede, passou por TV Carioba e TV Beira Rio,  chegou à CBN. Nunca havia feito rádio antes, mas era repórter.

    Seu último trabalho jornalístico em rádio foi na Jovem Pan, antes passou CBN, onde atuou como repórter e âncora dos programas Sintonia CBN e CBN Total (transmitido para toda a rede da emissora, desde outubro de 2002), na emissora criou vários quadros de sucesso como o Quatro em Campo, sobre esportes, e tornou o espaço no rádio acessível e inovador para o Sala de Música, com João Carlos Santana, Sessão de Cinema, com Marcos Petrucelli e Música Clássica com Heloísa Fischer, dentre outros.

    Essa foi a segunda passagem de Piotto pelo veículo do Sistema Globo de Rádio, no qual foi repórter de maio de 1998 a janeiro de 2000, antes de trabalhar por dez meses na Rádio Bandeirantes. Ele ficou na CBN até novembro de 2011. A saída da CBN ficou marcada positivamente com a reação de carinho dos ouvintes e colegas de profissão manifestado por diversas mensagens e telefonemas de apoio.

    É diretor e produtor do filme-documentário  Orgulho de Ser Brasileiro (2013), de sua autoria, que disseca o estilo de ser do brasileiro com todas as suas nuances e oscilações de sentimento enquanto cidadão. Em maio de 2014 Adalberto deu uma entrevista sobre o filme à jornalista Maria Paiva da Justtv, que colocamos para acesso direto na ‘Galeria’ deste perfil. Na ‘Galeria’ colocamos ainda um depoimento de Piotto sobre a trajetória no jornalismo, postado anteriormente no blog da CBN.

    Em 2014 segue na Piotto Produções dedicando-se à divulgação e distribuição de seu filme no Brasil e no exterior, e a criação de roteiros de ficção e documentários para novos projetos em cinema, televisão e rádio. Em junho de 2014 o filme teve uma exibição inédita para um filme brasileiro no King's College, em Londres/UK. Os links dos anúncios do filme e também de uma entrevista em Inglês concedida à Rádio Monocle; além da participação no programa Tribuna Independente da televisão na Rede Vida, conversando com o apresentador Dalcides Biscalquin. estão disponíveis na ‘Galeria’.

    É apresentador do Revista Fecomércio – em que também foi responsável pelo argumento e formato – em parceria com a agência TUTU. O ‘Revista’ é um programa de entrevistas livre sobre realidade brasileira que acolhe o pensamento nacional.

    Na ‘Galeria’ colocamos ainda um depoimento de Piotto sobre a trajetória no jornalismo, postado anteriormente no blog da CBN.

    Em agosto de 2014 Piotto retornou ao trabalho em rádios. Foi para a Jovem Pan. Passou a âncora do Jornal da Manhã, ao lado de Joseval Peixoto, por um curto período – de julho a dezembro de 2014. Em seu perfil no facebook, o apresentador confirmou a sua saída da rádio: “Por decisão minha, pessoal, me afasto hoje do Jornal da Manhã, da Jovem Pan. Foi um privilégio ter participado dessa equipe grandiosa no jornalismo. Volto temporariamente a me dedicar exclusivamente a investigar o pensamento brasileiro nos meus outros trabalhos e projetos, a maioria ligada a produções deweb TV e cinema de documentários e à pesquisa para um livro do Orgulho de ser brasileiro, tema de meu primeiro filme”.

    “A parada será rápida desta vez. Pretendo voltar ao jornalismo logo no inicio do ano que vem. Agradeço aos colegas de Pan, aos amigos daqui e aos ouvintes que me acompanharam nesta volta ao rádio”, finalizou o jornalista no post.

    Nas horas de folga e mesmo de trabalho Piotto prefere filosofia, poesia, vinhos, gente e panelas.

    É palestrante nas áreas de economia, realidade social brasileira e jornalismo.

     

     

     

    Atualizado em dezembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=3170

    Informações iniciais conferidas pelo jornalista

    http://www.orgulhodoc.com.br/

    http://radiodeverdade.com/2011/11/07/adalberto-piotto-deixa-a-radio-cbn-apos-nove-anos-a-frente-do-cbn-total/#ixzz32v53ERE9

    https://www.facebook.com/adalbertopiotto

    http://www.justtv.com.br

    http://adalbertopiotto.wordpress.com/sobre/