Affonso Ritter

    Affonso Ritter é graduado em Filosofia e Comunicação Social e especializado em Economia e Finanças, setor em que estagiou nos EUA. Também fez estágio no Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, em 1971.
     
    Trabalhou 17 anos na RBS: foi editor de Economia e assinou a coluna Informe Econômico no jornal Zero Hora, e atuou ainda na Rádio Gaúcha e na RBS TV. Escreveu para o Coojornal, para as revistas Veja e Amanhã e para o jornal Diário do Sul. Passou pela TVE e ficou sete anos na TV Guaíba, no programa Câmera 2. Foi ainda editor da revista Tecnicouro, de Novo Hamburgo e fez várias coberturas internacionais, entre elas 15 edições anuais da Feira de Hannover, Alemanha, e integrou durante 17 anos o Conselho de Contribuintes do município de Porto Alegre, como representante da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
     
    Hoje, é colunista do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, e de uma rede de jornais diários do interior do Rio Grande do Sul. Mantém o site www.affonsoritter.com.br e é comentarista da TV Bandeirantes no BandCidade, um dos apresentadores do Jornal Gente, da Rádio Band AM, e apresentador do Empreendedores, na mesma rádio.
     
    Um dos seus hobbies é o vinho, onde foi se especializando tendo participado de todas as edições da Avaliação Nacional do Vinho, na qual atuou algumas vezes como jurado, função que exerceu também em todos os Concursos Internacionais de Vinhos, realizados de dois em dois anos em Bento Gonçalves, desde 2002, com a participação de amostras de vários países, bem como nos concursos nacionais de espumantes finos.
     
     
     
     
    Atualizado em Abril/2012 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes:
    Livro Jornalitas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005