Afonso Benites

    Afonso Benites é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 2004; tem pós-graduação Teorias e Práticas Contemporâneas de Jornalismo, em 2008; e está concluindo outra em Política e Relações Internacionais.

    Foi repórter estagiário do jornal Folha do Povo desde novembro de 2001 a junho de 2002 em Campo Grande, MS.

    Ainda na capital do estado de Mato Grosso do Sul foi repórter Jornal Campo Grande News por um período de quase três anos, de junho de 2002 a janeiro de 2005. Passou rapidamente pela experiência de trabalhar numa agência de notícias, quando por quatro meses foi repórter da Agência Popular de Notícias/Campo Grande, de março a junho de 2005.

    Migrou então para a reportagem do jornal O Estado de MS, onde por dois anos e meio atuaria em pautas da região que possui uma localização estratégica em relação aos países integrantes do MERCOSUL e aos grandes centros consumidores do país. Ficou lá de junho de 2005 a outubro de 2007.

    Mudou-se para a capital paulista dando um impulso novo em sua carreira e para um temporada que se desenharia como longa, seis anos, e cheia de desafios. Atuou como repórter da Folha de São Paulo, nas editorias de Cotidiano e Política, no período de novembro de 2007 a outubro de 2013.

    Deixou a Folha em novembro de 2013 convidado a integrar a equipe que se responsabiliza em colocar no ar o projeto de instalação no Brasil (São Paulo) do jornal El País em português.

    O jornal espanhol, que circula em 34 países de língua castelhana em versão regional, lançou a plataforma digital com conteúdo padrão de site de notícias, com editorias de internacional, política, esportes e especial atenção a economia e cultura. O projeto também previu o trabalho com a rede de colaboradores internacionais para as suas reportagens.

    Para o novo portal, foram contratados dez profissionais, que começaram a trabalhar sob o comando do jornalista espanhol Luis Prados, antes da estreia brasileira, são eles: Carla Jimenez (como Editora-chefe do projeto), Beatriz Borges, Cecília Ballesteros, Felipe Vanini, Frederico Rosas, Maria Martins, Marina Rossi Fernandes e Talita Bedinelli e Raquel Seco, além da próprio Afonso.

     

    Atualizado em novembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    www.linkedin.com/pub/afonso-benites/61/90b/324