Alexandre Carauta

    Alexandre Carauta é formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, e mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), onde também fez MBA em Administração Esportiva. Dedica-se à pesquisa das práticas interativas no doutorado em Comunicação (PUC-Rio). 

    Ex-editor-executivo do Jornal do Brasil, trabalhou também no jornal O Globo e na TV Brasil, além de prestar serviços para agências de comunicação, como a Selulloid.

    A jornada de mais 13 anos no Jornal do Brasil começou como repórter, passou a editor e depois a editor-executivo. Ficou lá de agosto de 1994 a outubro de 2007. No JB, atuou como editor de Esportes, Carro e Moto, Viagem, JB Barra e Seu Bolso e subeditor de Economia. Coordenou grandes coberturas, como a Olímpiada de Atenas 2004, a Copa Mundial de Futebol da Alemanha 2006 e várias eleições. Integrou o corpo de editorialistas e articulistas do jornal e assinou as colunas Coisas do Brasil (sobre política e atualidades), Gol de Letra (sobre futebol) e Qualidade de Vida (sobre saúde e bem-estar).

    No Globo, foi repórter de Segundo Caderno, Carroetc e Esporte, participando da cobertura da Olimpíada de Barcelona 1992. Na TV Brasil, coordenou a pauta na cobertura da Olimpíada de Pequim 2008 e participou, como debatedor, do programa EsporTVisão.

    É editor do Portal PUC-Rio Digital, uma iniciativa pioneira, que conjuga texto, áudio e vídeo na mesma plataforma de mídia. Na universidade, atua como professor da disciplina Comunicação Impressa. Também leciona na Universidade Estácio de Sá, nas cadeiras Técnicas de Reportagem, Planejamento Editorial e Redação Jornalística. E dirige, com Sérgio Carvalho, a agência de comunicação StartCom, sediada no Rio de Janeiro.

    Desde janeiro de 2009 é diretor editorial e consultor. Coordena o planejamento da StartCom, assessoria de comunicação, em especial no desenvolvimento de produtos customizados em texto, entre elas, revistas customizadas, áudio e vídeo. Atua também como consultor para serviços de comunicação e marketing voltados a empresas de segmentos diversos, como tecnologia, biotecnologia, saúde e meio ambiente.

    Coordena a produção e apresenta o programa O Negócio &amamp;eacute; Esporte, primeiro talk-show sobre marketing esportivo do país, uma parceria da StartCom com o Grupo Bandeirantes.

     

     

    Atualizado em julho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.onegocioeesporte.com.br/#!apresentadores/c22j2

    https://www.linkedin.com/pub/alexandre-carauta/88/b21/302

    www.startcom.com.br