Alexandre Vidal Porto

    Alexandre Vidal Porto nasceu em São Paulo, SP, no dia 19 de março de 1965, é um diplomata brasileiro, mestre em Direito pela Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

    Morou em São Paulo, Fortaleza, Brasília, Nova York, Santiago do Chile, Cidade do México e Washington. Vive e trabalha em Tóquio.

    Foi redator do blog Elemento Estrangeiro, da revista Bravo!, Editora Abril. Com o título É só colocar um pé depois do outro, postado em 5 de outubro de 2012, Alexandre deixou um “Hasta la vista, Baby!” e compartilhou “Este é um post de despedida. Durante o último ano, publiquei, com muito gosto, semanalmente, pequenos textos sobre coisas que via e sentia. Foi um exercício mais que agradável, do qual sentirei falta. Aos meus leitores, muito obrigado. Espero continuar em contato. Deixo-os com saudade, mas seguirei andando”.

    Matias na cidade é o romance de estreia de Alexandre Vidal Porto, lançado pela Editora Record em 2005. O livro apresenta o personagem-título, com todas as suas angústias e aflições. Ao longo de quatro dias, a jornada de Matias na cidade de São Paulo se transforma na busca de uma possibilidade concreta para fugir de seu quotidiano medíocre e a expectativa de uma redenção para sua vida.

    O segundo livro Sergio y. vai à América recebeu o Prêmio Paraná de Literatura, tem a previsão de ser lançado pela Companhia das Letras, em 2014.

    Em 2013 teve dois contos incluídos na Antologia de Prosa Contemporânea Brasileira, organizada pela Universidad Autónoma de México, também no prelo.

    Alexandre, publica aos sábados, a cada duas semanas, no caderno Mundo do jornal Folha de S.Paulo. Vive e trabalha em Tóquio, Japão.

     

     

    Atualizado em dezembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/alexandrevidalporto/

    http://www.alexandrevidalporto.com/