Alícia Ivanissevich

    Alícia Ivanissevich é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1985. Recebeu bolsa de estudos de seis meses do Conselho Britânico para aprimorar seus estudos em jornalismo científico no Wellcome Centre for Medical Science, em Londres (Inglaterra).
    Ainda estudante, em 1985, integrou a equipe de o informativo semanal Informe (hoje Jornal da Ciência) da revista Ciência Hoje (RJ) ? publicação mensal do Instituto Ciência Hoje, vinculado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Sbpc). Formada, foi contratada como repórter do Informe e da revista. Exerceu, posteriormente, o cargo de coordenadora de reportagem e, desde 1997, é editora-executiva da publicação.
    Paralelamente, entre abril de 1982 e maio de 1997, atuou como repórter, repórter especial e editora de Ciência do Jornal do Brasil (RJ). Uma de suas reportagens, sobre câncer de mama, publicada no jornal, rendeu menção honrosa concedida pelo Convênio Médico Interclínicas, de São Paulo.
    Venceu a 28ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, em 2008, pelo ?percurso de compromisso com o jornalismo científico?.
    Organizou, com Antonio Augusto Passos Videira, os textos que compõem os livros Memória Hoje ? Volume 1 ? Ciências Biólogicas e Ambientais: fatos que mudaram nossa forma de ver a natureza (Instituto Ciência Hoje, 2008), Memória Hoje ? Volume 2 ? Ciência Exatas: Fatos que mudaram nossa forma de ver o universo (Instituto Ciência Hoje, 2009) e Memória Hoje ? Volume 3 ? Ciências Humanas: Fatos que mudaram nossa forma de ver o ser humano (Instituto Ciência Hoje, 2010). E com Carlos Alexandre Wuensche e Jaime Fernando Villas da Rocha, organizou e lançou Astronomia Hoje (Instituto Ciência Hoje, 2010).
    Por sua vez, contribuiu com um artigo para o livro Formação & Informação Científica ? Jornalismo para iniciados e leigos, organizada por Sérgio Vilas-Boas (Summus, 2005).
    Atualizado em dezembro de 2011.
    Fontes: