Ana Aranha

    Ana Aranha nasceu em 15 de março de 1981. É formada pela Universidade de São Paulo (USP/SP).
     
    Iniciou a carreira em 2004, na revista Época, onde trabalhou por sete anos e ganhou dez prêmios nacionais pelo seu trabalho de investigação. No período, cobriu Política, sempre com foco no interesse público e na promoção dos Direitos Humanos. Por matérias sobre educação pública ganhou dois Prêmios Ayrton Senna (2008 e 2010) e uma Menção Honrosa do Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2009.
     
    Trabalhou como editora da revista Zzine, uma publicação feita por jovens repórteres do Capão Redondo, distrito da região sudoeste de São Paulo (SP). Sediada na ONG de Educação Casa do Zezinho, a revista tem tiragem de 5 mil exemplares, distribuídos de graça nas escolas públicas da região. Suas reportagens sobre trabalho escravo e outras violações a Direitos Humanos também receberam o reconhecimento da Organização Internacional do Trabalho, Instituto Ethos e Associação de Gays, Lésbicas, Bissexuais de São Paulo, entre outros.
     
    Como jornalista independente, publicou matérias no jornal britânico Guardian, no espanhol El Mundo, além das edições locais da revista Rolling Stones e Marie Claire. Colabora com a Agência Pública desde meados de 2011. Por lá, venceu o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2012, na categoria Regional 3 (São Paulo e Rio), com a matéria Nilcilene, escolta e colete à prova de balas: eles vão me matar.
     
    Ainda no mote de jornalista independente, atua na coordenação de Jornalismo da ONG Repórter Brasil. 
     
     
    Atualizado em março/2017
    Fonte:
    Jornalistas&Cia – Edição 870, de 31 de outubro a 6 de novembro de 2012
    http://reporterbrasil.org.br/expediente/
     
    Lábrea é um município brasileiro do interior do Estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense.