Ana Célia Ossame

    AnaCélia Ossame nasceu em Manaus no dia 1.º de abril de1962, é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM,trabalha há duas décadas como repórter de Cidades, com destaque para a área deEducação. Tem pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas,

    Foi premiada, juntamente coma jornalista Lúcia Carla Gama, com o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo em 2000,com matéria sobre Educação Indígena.

    Foi Prêmio Imprensa Embratel Regional/ Norte 2004,repetindo a mesma dupla com a Lúcia, na matéria ?Nós amazonenses?, publicada nojornal A Crítica.

    ?Nós amazonenses? faz umperfil da população de 16 municípios do interior para mostrar como osamazonenses são um povo heterogêneo, além de contar como enfrentam asdificuldades e as deficiências dos serviços públicos e o abandono do poderpúblico. A reportagem do jornal A Crítica foi publicada em abril de 2004.

    Participou do livro ?100Histórias de Paixão por Manaus? lançado em maio de 2012, que relata históriasde amor por Manaus, uma publicação da Editora da Amazônia. A narrativa contahistórias de 100 pessoas que vieram a Manaus por diversos motivos e acabaramficando na cidade.

    Além da Ana Célia outrosquatros jornalistas de A Crítica participaram do projeto: Gerson Severo, LucyRodrigues e Cesar Augustus Coelho. Foram selecionadas 100 pessoas queescolheram Manaus para viver. Cada um dos jornalistas colheu depoimentos de 20personagens. São histórias de vida de pessoas que não nasceram em Manaus, maschegaram à capital do Amazonas em busca de oportunidades e realização de sonhos.A capa do livro foi criada pelo cartunista Romahs.

    Para a jornalista Ana Céliater participado da elaboração do livro foi uma experiência muito interessante.? Eu pude fazer o que mais gosto no jornalismo, ouvir as histórias das pessoase escrevê-las. Um ingrediente especial, o de falar da paixão por Manaus, o quefez a pessoa ficar aqui, gerou depoimentos maravilhosos e, sem poder evitar aredundância, apaixonados mesmo que mereciam o registro no livro?.

    Ana Célia está em outra obra, essa poética: Imagineiassim (Manaus, 1986).

    Atualmente, é repórter da editoria de Cidades do jornal ACrítica.

    Ana é jornalista Amiga da Criança (JAC) da Agência deNotícias dos Direitos da Infância (Andi).

    Declara que: ?Acredito em Deus e no que Ele pode fazerpara as pessoas se tornarem melhores, mais justas, solidárias e dignas?.

     

     

     

    Atualizado em outubro/2012 ? Portal dos Jornalistas

     

    Fontes:

    http://www.embratel.com.br/Embratel02/files/secao/01/03/2835/jornal.pdf

    Jornal O Povo

    http://acritica.uol.com.br/vida/Livro-historias-Manaus-gaveta-VIDA_0_692930727.html