Ana Elizabeth Diniz

    Ana Elizabeth Diniz nasceu em Belo Horizonte (MG), em 26 de março de 1959. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Universidade de Belo Horizonte (UniBH/MG).
    O primeiro emprego no Jornalismo foi como repórter da revista Mineira de Supermercados, de 1979 a 1981. Em 1984, foi assessora de Comunicação Social da Processamento Bancário de Minas Gerais (Probam). Em 1988, recebeu o convite para assumir, temporariamente, o cargo de repórter no caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Após esse período, foi contratada.
    No jornal, além de ser repórter da editoria de Gerais, também era responsável pelo Gurilândia, caderno voltado para o público jovem, onde criou a coluna Terceiro Milênio sobre temas alternativos, holísticos e espiritualistas. Além de produzir matérias para o suplemento Estado Ecológico do jornal Estado de Minas, editado por Hiram Firmino, e da primeira página.
    Paralelamente, foi subeditora da revista JB Ecológico, publicação sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que circulou encartada no JB durante quase dez anos. Além disso, realizou alguns trabalhos como freelancer para a revista Encontro.
    É repórter das revistas Viver Brasil e Viver Minas, que pertencem ao grupo VB Comunicação. Também é responsável pela página Esotérico do jornal O Tempo e realiza freelas para a revista Ecológico. Foi a única profissional brasileira a acompanhar Heidemarie Wieczorek-Zeul, ministra de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, em 2003, durante sua viagem de quatro diasno Brasil, visitando projetos sociais como o Fome Zero.
    Durante a carreira teve várias oportunidades de fazer coberturas no exterior. Visitou a Alemanha, a convite do governo do país, para conhecer os projetos de energias alternativas e cobrir o Fórum Mundial de Energias Renováveis, em 2004. Viajou para o Rajastão, maior estado da Índia, a convite da Universidade Brahma Kumaris. para participar do encontro internacional Peace of Mind.
    Em 2009, participou em Montevidéu do Taller Regional, para periodistas sobre Cambio Climático y Adaptación en El Área de Recursos Hídricos y Abastecimiento de Agua em Medio Urbano (região da América Latina e Caribe). Já na África do Sul e México, produziu matérias para o jornal O Tempo e Pampulha.
    Atualizado em 5 de novembro de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG.
    Fonte:
    Informações fornecidas pela própria jornalista