Ana Lúcia Azevedo

    Ana Lúcia Azevedo é formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especializada em ciência, meio-ambiente, saúde e história, tendo publicado mais de mil reportagens sobre estes temas. 

    Iniciou a carreira no jornal O Globo, em 1988. O jornal carioca foi o primeiro a dar espaço para assuntos ligados a área de ciência, na década de 1970, primeiramente com um serviço comprado da UPI (United Press International), que funcionava como uma minisseção, chamada Ciência e Vida, depois com material próprio. 
    No veículo, entrou como estagiária, passando para trainee, repórter, redatora e editora de ciência. Cobriu diversos eventos, como a conferência Eco 92, e ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo em 2002, pela categoria Informação Científica, Ambiental e Tecnológica, pela matéria Planeta Terra, junto com os jornalistas Chico Otávio e Roberta Jansen

    Em 2011, recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica (CNPq) ? a mais importante distinção concedida ao jornalismo de ciência no Brasil, que é dada ao profissional que tenha se destacado na difusão da ciência e da tecnologia nos meios de comunicação de massa naquele ano.

    Ainda no jornal O Globo, criou a primeira seção dedicada exclusivamente à História em um jornal diário brasileiro, em 2007.


    Atualizado em junho/2012 – Portal dos Jornalistas.

    Fontes: 

    http://www.zahar.com.br/catalogo_autores_detalhe.asp?aut=Ana+Lucia+Azevedo&ORDEM=, acessado em junho/2012. 

    http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=1302, acessado em junho/2012.

    http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=365&sid=31, acessado em junho/2012.