Ana Luiza Guimarães

    Ana Luiza Guimarães é graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso, em 2002, no Rio de Janeiro/RJ. Concluiu em 2008 Pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes, também no Rio. Na mesma matéria e instituição de ensino fez Complementação Pedagógica para atuação na docência superior (didática específica do setor), Comunicação Empresarial. 

    Começou na carreira como estagiária na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, em 2000. Após cumprir o estágio por um ano, em 2001 passou a repórter da emissora. Atuou na reportagem e apuração, desenvolvendo locução, matérias produzidas, edição dos noticiários Sentinelas da Tupi e Tupi Notícias (como stand by), redação de notas para rádio FM, veiculação de comerciais para supermercados e lojas de eletroeletrônicos. Produção do quadro Repórter na Noite com dicas de cultura, saúde e culinária.

    Ficou na função por quatro anos, até 2005. Nesse período as coberturas mais importantes foram em carnavais, eleições, durante as visitas do presidente Lula ao Rio. Cobriu o incêndio no Tribunal Regional do Trabalho, em janeiro de 2002 e o desabamento de um hotel na rua Primeiro de Março, em setembro de 2002.

    Ainda na Rádio Tupi do Rio, em 2005 passou a redatora/editora dos jornais da emissora. Durante sete anos foi responsável pela edição dos noticiários da emissora que são veiculados em AM e FM, o Sentinelas da Tupi, Tupi Notícias e edições extraordinárias. Atuou ainda na inclusão de notícias no site de emissora, que em 2010 foi eleito Melhor Site pelo Prêmio Radialistas. Ficou responsável ainda pela supervisão do trabalho pelos estagiários.

    Entre os fatos editados para a Rádio Tupi, que ganharam repercussão nacional e internacional, Ana Luiza destaca o resultado das eleições municipais de outubro de 2004, a morte do papa João Paulo II e a escolha do sucessor Bento XVI, a posse do presidente dos EUA, Barack Obama.

    Editou ainda o desaparecimento do voo 447 da Air France no Oceano Atlântico, os fatos que acompanharam a vitória de Rubens Barrichello no GP da Europa em agosto 2009. Apurou o Caso Eliza Samudio e a ocupação do Complexo do Alemão, em novembro de 2010. A rádio vibrou com a escolha do Rio como cidade-sede das Olimpíadas 2016 e trouxe para os ouvintes a tragédia causada pela chuva na Região Serrana do Rio e os desdobramentos do rescaldo dos estragos. Ana Luiza editou ainda a notícia de morte do ex-vice presidente da República, José Alencar e do ator e comediante Chico Anysio. Fatos que se inscrevem na história do Rio de Janeiro e que fizeram parte do dia a dia de trabalho de Ana Luiza, até 2012.

    É colaboradora na produção do programa independente Louvor e Mensagem, da Igreja Missionária Evangélica Maranata, exibido todo sábado, às 8h30min, na Televisão Band. Está na função desde março 2011.

     

    Atualizado em novembro de 2012 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/pub/ana-luiza-guimar%C3%A3es/63/674/2ba

    www.tupi.am