Anchieta Filho

    Anchieta Filho nasceu em Campina Grande, município situado no estado da Paraíba.

    Chefe de redação do Jornal da Manhã, da Jovem Pan há 25 anos (completos em 2013), acompanhou as principais transformações da rádio e do rádio jornalismo brasileiro.

    Considerada a maior rede de rádio do país, a Jovem Pan – no ar desde 1965 – tem a força confirmada no slogan “A rádio do Brasil” e é o maior exemplo da força imortal do rádio. A emissora fica 24 horas no ar, voltada para o jornalismo, a prestação de serviços e o esporte.

    O tema “Vambora, vambora! Tá na hora! Vambora, vambora…” tornou-se é a marca registrada da Jovem Pan pois – há pelo menos 30 anos – toca a mesma canção todos os dias, impreterivelmente às 7h. A música “Tema de São Paulo Amanhecendo – O tempo e a hora” é obra de Billy Blanco e considerada por muitos paulistanos como um hino do povo da terra da garoa. Assim como o jargão “olha a hora” confirmado na voz de Franco Neto, o homem do “Repita” e repórter da Jovem Pan desde os anos 60.

    Em 1994 a Jovem Pan implantou o Projeto Jovem Pan-SAT, que possibilitou a transmissão do sinal de áudio totalmente digital via satélite para várias regiões do país. Anchieta já fazia parte do time.

    O jornalista Anchieta Filho recebeu em abril de 2006 o troféu Keiko Ogura – Troféu Keikinho – um móbile de origami, criado pela artista plástica Mari Kanae. O prêmio foi concedido pela OBORÉ, que coordenou a enquete Quem Fala com o Povo para identificar quais os radialistas em quem a população de São Paulo mais confia.

    Na ocasião ele enviou à OBORÉ a seguinte mensagem agradecendo o reconhecimento: “Fico feliz que meu trabalho esteja sendo reconhecido. Isso mostra que o trabalho de prestação de serviço que a Jovem Pan desenvolve está no caminho certo, sem falar da análise política dos fatos deixando a comunidade sabendo o que está acontecendo em Brasília. A informação é um bem essencial. O povo precisa de informação para ter opinião sobre os principais temas do país. Obrigado pela referência. Anchieta Filho”.

    Em 2011 a emissora alcançou a marca de 30 milhões de ouvintes em todo o Brasil.

    Anchieta Filho comanda na Jovem Pan os programas Jornal da Manhã (segunda a sexta, das 5h às 9:30h, e sábado, das 5:30h às 9:30h) e Jornal Jovem Pan (segunda a sexta, das 13:30h às 14:45h). Tem ao seu lado Denise Campos de Toledo, Oliveira Andrade, Joseval Peixoto e a voz de Franco Neto e comentários de Fernando Zamith.

    Programa Entre Vozes e Memórias conta a vida do jornalista José de Anchieta Filho e registra a voz do âncora da Jovem Pan.

    É irmão do também jornalista José Nêumanne Pinto,  editorialista e articulista de O Estado de S. Paulo, que também é comentarista de diversos jornalísticos da Rádio Jovem Pan, inclusindo o Jornal da Manhã.

     

     

    Atualizado em maio/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://anchieta.seucontato.com/videos/programa-entre-vozes-e-memorias-anchieta-filho-bloco-2-3

    http://www.youtube.com/watch?v=m2mR-IOa0nU

    http://neumanne.com/novosite/em-memoria-de-jose-neudson-pinto-03051953-05032013/

    http://jovempan.uol.com.br/noticias/