Angela Crespo

    Angela Crespo nasceu em São Paulo (SP), em 3 de maio de 1959. É formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Faculdade Objetivo (SP), em 1979.
     
    Iniciou sua carreira jornalística em uma revista especializada em tecnologia e calçados, em Novo Hamburgo (RS). Trabalhou na rádio Eldorado (SP), como colunista do programa Espaço Eldorado, onde tratava de temas de consumo. No Jornal da Tarde (SP), somou a experiência que hoje a identifica como especialista em Consumo.  Foi lá que ela criou e editou a coluna e o blog Advogado de Defesa, sobre Defesa do Consumidor, de outubro de 1988 a outubro de 2008. Outras colunas criadas por ela para o vespertino foram Consumo, focada em Educação para o Consumo, Faço Parte, voltada para os temas da Sustentabilidade, Terceiro Setor e ONGs, e Pais e Mestres, dirigida a pais de alunos e educadores.
     
    De novembro de 2008 a novembro de 2014 assinou a coluna Dos dois lados do balcão no Diário do Comércio (SP), tendo por tema as relações de consumo, dirigidas aos fornecedores. Foi responsável pela criação de séries de reportagens, como a Repensando São Paulo, em 2006, para o Jornal da Tarde, que gerou um seminário com a participação do prefeito da cidade e de secretários municipais. Em 2009, criou o site Consumo em pauta, que apresenta notícias diárias sobre relações de consumo, novas legislações, solução de problemas e demais informações para os consumidores e fornecedores quanto aos seus direitos e deveres. Em maio de 2015 estreou na rádio Mega Brasil Online, onde produz e apresenta o programa Consumo em Pauta, que trata das relações de consumo.
     
    Também criou um ciclo de palestras sobre Consumo, realizado durante dois anos e o Show do Consumidor, evento que reuniu cerca de 60 mil pessoas em cada uma de suas edições ao longo de quatro anos. Realizou, ainda, palestras sobre defesa do consumidor em seminários, congressos, empresas e participou de audiências públicas no Senado Federal, a convite de senadores, para defender o consumidor. Participou dos grupos de trabalho do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bovespa e da ISO 26000, e participa do Comitê de Ouvidorias, da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec).
     
    Foi uma das pessoas entrevistadas no documentário Movimento Consumerista Brasil, que registra os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor, realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça.
     
    Em dezembro de 2011 assumiu a Coordenadoria de Comunicação do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Estado de São Paulo. No mês de julho de 2012 ficou responsável pela Ouvidora da mesma autarquia, deixando a instituição em fevereiro de 2013. No mesmo mês, assumiu a Editoria de Conteúdo do portal Ouvidorias Brasil, permanecendo no cargo até julho de 2014. Assessorou ainda o Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark), entre novembro de 2014 e novembro de 2015.
     
    É curadora do 2º Serecc, Seminário de Estratégias de Relacionamento com Cliente Consumidor, que debaterá o tema Inteligência Artificial e Atendimento Hhumanizado – Como sua marca se comunica com o seu cliente?, promovido pela Mega Brasil, a ser realizado em novembro de 2016 no auditório da Associação Comercial.
     
    Foi indicada para premiações nacionais e internacionais: foi finalista do Prêmio Ethos de Jornalismo, na categoria Sustentabilidade, em 2006 e em 2007. Venceu o Prêmio IGE de Jornalismo 2007, na categoria Estratégia de Impacto. Recebeu Menção Honrosa no  International Award for EduCommunication 2007, promovido pela Union Catholique Internationale de la Presse (Ucip), em Genebra, (Suíça), na categoria Uso da Mídia para a Educação.
     
     
    Atualizado em setembro de 2016
     
    Fontes:
    Informações conferidas pela jornalista
    J&Cia, edição 1.070.