Antonio Rocha Filho

    Antônio Rocha Filho nasceu no dia 12 de agosto de 1966, na cidade de São Paulo (SP). Graduou-se em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, em 1989, e concluiu, em 2010, sua pós-graduação em Comunicação com o Mercado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (Espm/SP).
     
    Sua trajetória profissional teve início em 1985, logo no primeiro semestre da faculdade, como auxiliar de produção do programa Afanásio Jazadji, na rádio Capital (SP). Ainda estudante, foi revisor de textos de revistas, fascículos e livros no Grupo Abril. Foi, ainda, editor da Revista Fluir, especializada em surfe, e trabalhou como repórter de Geral e Esportes na sucursal paulista de O Globo (RJ), em 1991.
     
    Sua vida profissional, contudo, esteve bastante ligada ao grupo Folha (SP), onde trabalhou de 1989 a 2013. Já ocupou os cargos de repórter de Esportes da Folha de S. Paulo, editor-assistente do caderno regional Folha Vale (em São José dos Campos), editor de Geral e de Polícia do jornal Notícias Populares, editor de Cidades do jornal Folha da Tarde, repórter e pauteiro do caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo, redator do caderno Brasil (atualmente Poder, na Folha), editor de Cidades da Folha da Tarde e editor de Polícia/São Paulo no Agora São Paulo. Foi, durante 14 anos, secretário de Redação do Agora São Paulo (SP) – jornal diário do qual participou da criação e lançamento –, onde também manteve a coluna De Primeira, sobre esportes, publicada às quartas-feiras no caderno Vencer.
     
    Entre os fatos que lhe marcaram a carreira, destaca-se a matéria que levou a Câmara dos Deputados a abrir investigação sobre os trabalhos do Escritório de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad), publicada em 1995 no caderno Ilustrada da Folha. São destaques, também, as coberturas que fez dos Jogos Olímpicos de Verão da Austrália 2000 e de Londres 2012, e das Copas do Mundo de Futebol da Alemanha 2006 e da África do Sul 2010.
     
    O sucesso obtido na carreira traduz-se também nos convites para a realização de palestras em universidades e associações, tendo como tema, quase sempre, o Jornalismo Popular. Dissertando sobre o assunto participou também do programa Observatório da Imprensa (de Alberto Dines), de congressos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e de cursos do Comunique-se e da Folha de S. Paulo na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/SP) e nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam/SP).
     
    No início de fevereiro de 2012 começou a ministrar a disciplina Oficina de Texto no curso de Jornalismo da Espm/SP É sua primeira experiência na área acadêmica.
     
    Depois de 24 anos, deixou em 23/5/13 o Grupo Folha e começou em 3/6 na Entrelinhas, de Roberto Cosso (ex-Folha, Agora e Folha da Tarde), com quem já havia trabalhado diretamente tanto no Agora quanto na FT.

     

    Última atualização: 06/2013
    Fontes:
    Jornalistas&Cia- Ed. 900
    Depoimento pessoal
     

     

    Iniciou sua carreira na Rádio Capital, como auxiliar de produção, ainda no primeiro semestre da faculdade. Até junho de 2013 foi Secretário de Redação do Jornal Agora São Paulo e manteve a coluna De Primeira, no mesmo periódico. Atualmente está na Entrelinhas Agência de Comunicação.