Augusto Edson

    Augusto Edson Lima nasceu no pequeno município de Fonte Boa, no interior do Amazonas, no dia 16 de fevereiro de 1954. Mudou-se para a capital Manaus, onde habilitou-se repórter cinematográfico pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas.


    A carreira no jornalismo começou em 1973, quando aos 18 anos entrou para a TV Amazonas, na época afiliada da TV Bandeirantes no Amazonas. Desde o início Augusto Edson participou da equipe que ajudou a implantar a primeira emissora de televisão do Brasil a operar totalmente em cores.

    Como repórter cinematográfico de estúdio na emissora, ajudou na exibição do Jornal do Amazonas, que está no ar desde 1972. Também integrava a equipe de reportagem, registrando imagens para as matérias dos telejornais da casa.

    Em 1986, com a afiliação à TV Globo, o repórter cinematográfico participou de vários treinamentos da televisão da família Marinho. Inclusive participou de intercâmbios profissionais, chegando a trabalhar na cidade do Rio de Janeiro.

    Também fez parte do Núcleo de Rede, departamento responsável pelo relacionamento da afiliada com a Central Globo de Jornalismo e Esporte. Participou de reportagens que foram exibidas nos principais telejornais da emissora, como Jornal Nacional, Jornal da Globo, Jornal Hoje e Bom Dia Brasil, além dos noticiosos da Globo News.

    Augusto Edson tem 39 anos de profissão, todos na TV Amazonas. Trabalhou registrando imagens na capital e em todo o interior do estado do Amazonas, além de participar de transmissões de eventos como o Carnaval de Manaus e o Festival Folclórico de Parintins. É o cinegrafista há mais tempo em atividade no Amazonas, por isso é carinhosamente apelidado de “professor” por alguns colegas.


     
    Atualizado em maio de 2012 – Portal dos Jornalistas.

    Fonte: Informações passadas pelo repórter cinematográfico em maio de 2012.