Carlos Alberto Zanotti

    Carlos Alberto Zanotti nasceu em Porto Ferreira, mora em Campinas, ambas em São Paulo, é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, desde 1978. Concluiu mestrado em 1995 e doutorado em 2002, em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, USP/SP.

    Foi repórter da Folha de S.Paulo, foi também repórter, editor e chefe de reportagem de jornais diários e emissoras de rádio da cidade de Campinas.

    Entre 1992 e 2006 deu aulas no curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) em Pouso Alegre, MG, onde foi responsável pelo jornal laboratório Primeira Página. Na instituição, foi também professor do programa de pós-graduação Linguagem e Sociedade.

    É membro do conselho consultivo da revista eletrônica Mídia e Cotidiano, da Universidade Federal Fluminense, e integrou o conselho editorial da revista Comunicarte, do Centro e Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, onde leciona desde 1982 na Faculdade de Jornalismo. Criou o jornal laboratório Saiba+, faz parte do quadro de pesquisadores da instituição e ocupou o cargo de presidente do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade até junho de 2013.

    Foi autor e coordenador dos projetos de extensão Memórias da Imprensa de Campinas e Coletiva, ambos voltados ao Canal Universitário. Foi também apresentador do quadro de entrevistas Ciência no dia a dia, voltado a pesquisas científicas, da TVB-Campinas.

    É líder do grupo de pesquisa Sociedade Mediatizada: Processos Tecnologia e Linguagem e membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologia, filiada à SBPJor.

    É membro titular da CONEP, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), com sede em Brasília, com mandato para o período 2012-2015.

    Carlos Zanotti é sócio-fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), entidade que busca agregar estudiosos de uma área específica do conhecimento e tem como propósito atuar em conjunto com todas as demais associações científicas ou acadêmicas ou profissionais já existentes, como Intercom, Compós, Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Federação Nacional de Jornalistas, International Communication Association, International Association for Mass Communication Research, Sociedad Ibero-americana de Periodistas em Internet e ALAIC. A entidade pretende estimular a articulação de uma rede nacional de pesquisadores em jornalismo a fim de que se possa constituir um lugar privilegiado, tanto para a apresentação de trabalhos, quanto para a formação de redes para pesquisas específicas.

     

     

    Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/92941/carlos-alberto-zanotti/

    Informações retiradas do Currículo Lattes e conferidas pelo jornalista.