Celso Unzelte

    Celso Dario Unzelte nasceu em São Paulo (SP), no dia 27 de fevereiro de 1968. Em 1989, se formou em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam/SP). No ano seguinte, ingressou na Faculdade de História da Universidade de São Paulo, porém não concluiu o curso. 
     
    Profissionalmente, iniciou a carreira como repórter da revista Placar (SP), em 1990, embora já trabalhasse como revisor no departamento de textos da própria Editora Abril, desde outubro de 1986. Especializou-se na área de Esportes, com ênfase na pesquisa histórica. Foi repórter da revista esportiva Ação (que substituiu Placar), entre 1990 e 1991; editor da revista Veja Paraná (1991); de Placar (1991 a 1993 e 1997 a 2000); da editoria de Esportes do jornal Notícias Populares (1993); da revista Quatro Rodas (1993 a 1997); do site Netgol.com (2000 a 2001); e diretor da revista Varig e da revista da Abrale (Associação Brasileira de Leucemia), em 2008. Foi também editor-chefe da revista A Imprensa, mais antigo house-organ brasileiro, da Fundação Cásper Líbero.
    Foi consultor do Memorial do Corinthians, inaugurado pelo clube em janeiro de 2006, do Museu do Futebol do Pacaembu, e do próximo livro do publicitário Washington Olivetto sobre o Sport Club Corinthians Paulista. Fundou, em janeiro de 2002, a empresa Bola Dentro Editora e Comunicação – que mantém em sociedade com a esposa e também jornalista Patrícia Rodrigues –, responsável por um grande número de produções e publicações, de álbuns de figurinhas até peças de teatro.
     
    Exerceu uma série de atividades na profissão: foi comentarista das televisões por assinatura Espn e Espn Brasil, onde participou dos programas É Rapidinho (semanal), Loucos por Futebol (quinzenal) e, eventualmente, Pontapé Inicial e Bate-Bola (diários). Ao lado de Roberto Benevides; assinou uma coluna semanal (sextas-feiras) sobre histórias do Esporte no site Yahoo!.
     
    É professor de Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em São Paulo, onde atua como orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), principalmente os voltados para a área do Esporte e da História do Futebol.
     
    Foi colaborador frequente das edições especiais das revistas Placar e Quatro Rodas (principalmente Carros Clássicos), da Editora Abril; e, a partir de junho de 2012 atuou como comentarista do programa Cartão Verde, da TV Cultura (SP), ao lado de Vladir Lemos, Vítor Birner e Roberto Rivellino.
     
    Já publicou diversos livros, quase todos na área esportiva, a maioria sobre o Corinthians: Almanaque do Timão (Abril, 2000); O Livro de Ouro do Futebol (Ediouro, 2002); Grandes Clubes Brasileiros (Independente, 2002, em parceria com Marcelo Migueres); A Família Bresser na História de São Paulo (Independente, 2003); Almanaque do Palmeiras (Abril, 2004, em parceria com Mário Sérgio Venditti); Os dez mais do Corinthians (Maquinaria, 2008); O Grande Jogo (Novo Século, 2009, em parceria com Odir Cunha); Jornalismo Esportivo: Relatos de uma Paixão (Saraiva, 2009); Timão: 100 anos, 100 jogos, 100 ídolos (Autêntica/Gutemberg, 2009); Bíblia do Corintiano (Panda, 2010); Corinthians, Uma Caixinha de Surpresas (Panda, 2010); Flamengo, Rei do Rio (Globo, 2010); Almanaque da Ferroviária (Dos Autores, 2011, com Luiz Marcelo Inaco Cirino); Santos – 100 Anos, 100 Jogos, 100 Ídolos (Gutemberg, 2012, novamente com Odir Cunha); Vampeta – Memórias do Velho Vamp (LeYa, 2012) e Vai Corinthians! Que Nós Vamos Atrás… (Maquinária, 2013, com Dante Grecco Neto, Antonio Marcos Abrahão Júnior e André Luiz Pereira da Silva).
     
    Foi editor do caderno semanal Esporte, do Diário do Comércio (SP), publicado às segundas-feiras. Deixou o DC em janeiro de 2013.
     
    Após ter seu contrato com a ESPN rescindido em março de 2015, seguiu no canal como freelancer.

    Em junho Celso foi anunciado como o novo editor da revista Placar, que desdeo final de julho de 2015 pertence à Editora Caras.

    Logo depois, em novembro de 2015, O jornalista “louco por futebol” não é mais o número 1 da redação da Placar. O profissional foi o editor-chefe da revista esportiva mensal ao decorrer dos últimos três meses, fase em que o título com 45 anos de história deixou de ser da Abril e passou a ser controlado pelo grupo argentino responsável pela Editora Caras.

    Fora da Placar e, consequentemente, da Editora Caras, Unzelte segue como integrante da equipe do ‘Cartão Verde’, da TV Cultura de São Paulo. Além disso, ele comanda, ao lado dos colegas Marcelo Duarte e Paulo Vinícius Coelho, o ‘Tresloucados’. Pelo canal no YouTube, o trio publica curiosidades diárias relacionadas ao futebol.

     

     

    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://portal.comunique-se.com.br/sub-destaque-home/79291-celso-unzelte-discorda-de-publicacao-e-deixa-cargo-de-editor-chefe-da-placar

    Jornalistas&Cia – Edição 882

    Informações fornecidas pelo jornalista