Claudia Collucci

    Claudia Collucci nasceu em 1967, em Ribeirão Preto (SP). Formou-se em Jornalismo em 1989 na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp/SP) e é mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Entre 2011 e 2012, foi bolsista de duas universidades americanas – a University of Michigan e a Georgetown University –, onde estudou o impacto das novas tecnologias de Saúde e os conflitos de interesses entre médicos e a indústria farmacêutica. É pós-graduanda em gestão de saúde pela FGV-SP.

    Em 27 de novembro de 2000 lançou o livro Quero Ser Mãe (Palavra Mágica), para o qual percorreu oito mil quilômetros ao longo de nove meses e ouviu 60 mulheres que engravidaram ou tentaram engravidar com a ajuda da Medicina. Entre os 30 casos que selecionou para o livro estava o da jornalista Fátima Bernardes, casada com o também jornalista William Bonner, da TV Globo, e que teve trigêmeos.

    Atua como repórter especial de Saúde e colunista na Folha de S.Paulo, onde começou a trabalhar em outubro de 1990. Editou o blog Quero Ser Mãe, alocado no UOL, de abril de 2005 a outubro de 2012. Escreve na Folha às terças-feiras.

    Em julho de 2014 foi uma das palestrantes do 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, em São Paulo, no qual foram abordados temas como a construção de um bom texto jornalístico, a cobertura de eleições em portais, a bancarrota do Banco Cruzeiro do Sul, entre outros.

    É também autora do livro Por Que a Gravidez Não Vem? (Atheneu, 2003) e coautora de ‘Experimentos e Experimentações’.

     
     
     
    Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Arquivo CPress/Engel Paschoal