Conrado Corsalette

    Conrado Corsalette foi da turma de 2013 do Master em Gestão Estratégica e de Marcas do Instituto Internacional de Ciências Sociais, iiCS/São Paulo.

    Começou a carreira no Agora São Paulo em 1999, onde por dois anos foi repórter de Cidades.

    Sua primeira passagem no Estadão foi repórter de Cidades e Política, entre 2000 e 2004, quando se transferiu para a Folha de S.Paulo, onde descreveria uma trajetória de oito anos. Nesse período na Folha de S.Paulo além de repórter das editorias Cidades e Política passou pela coluna Painel e foi editor-adjunto de Cotidiano. Ficou na Folha até 28 de maio de 2012.

    Retornou ao Estadão, ainda em 2012 como subeditor de Política. Aluno da turma 2013 do Master em Gestão Estratégica e de Marcas, Conrado subiu mais um degrau em sua vitoriosa carreira, em novembro de 2013 foi promovido e passou a editor de Política de O Estado de S.Paulo. Conrado estava no jornal desde junho de 2012, nesta segunda passagem pelo jornal. Sobre o novo desafio, ele comentou na época: “O objetivo, agora, principalmente às vésperas de uma eleição presidencial, é tentar organizar o debate e contribuir com ele a partir de um jornalismo equilibrado”.

    Em junho de 2015 deixou o Estadão e informou que iria se dedicar a um novo projeto ainda não divulgado.

    O novo projeto logo se materializou: é cofundador e diretor de redação do Nexo Jornal, idealizado pela antropóloga Paula Miraglia e Renata Rizzi, engenheira e doutora em economia. A publicação digital lançada em novembro de 2015 trouxe como meta produzir notícias contextualizadas através de design, tecnologia e pesquisa.

    “O projeto privilegia informações precisas e intepretações equilibradas sobre os principais fatos do Brasil e do mundo, além de novas abordagens para assuntos que estão em debate”, diz texto de apresentação do novo site. “Nossa aposta: você vai querer ficar com a gente”. É o que diz o pop up de abertura.

    Com o objetivo de promover a qualificação do debate público, o próprio nome do jornal – “Nexo” – foi idealizado a partir do intuito de “dar nexo aos fatos a partir da clareza, contexto e da interpretação equilibrada”. “Nosso objetivo, desde o início, foi criar um modelo editorial capaz de produzir um conteúdo que seja acessível para um maior número de pessoas, por ser claro e explicativo, e também efetivamente rico, proporcionando contexto suficiente para subsidiar a formação de opinião”, comentou Paula, uma das fundadoras.

    O novo veículo, que tem sua sede localizada em São Paulo, é composto por um núcleo de 25 profissionais com experiências em áreas de jornalismo. “O 'Nexo' é dividido em núcleos: um é responsável por política e economia e nacional e internacional, e o outro responde por assuntos variados, que incluem cultura, esporte e cidades, entre outros.

     

     

    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.nexojornal.com.br/

    http://www.noticias.iics.edu.br/conrado-corsalette-assume-edicao-de-politica-no-estadao/

    http://www.sjsp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5566:vai-e-vem-do-mercado-moagem-0806-a-1506&catid=41:ribeirao-preto

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/nexo-esta-na-rede

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/grupo-estado-tem-mudancas-em-sao-paulo-brasilia-rio

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/veja-epoca-folha-estado-trocam-editores-politica

    http://www.noticias.iics.edu.br/comeca-o-master-em-gestao-estrategica-e-de-marcas-2013/