Cristine Prestes

    Cristine Nogueira Prestes nasceu em 1º de abril de 1971, em Porto Alegre, RS. Se formou jornalista em 1992, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Ainda pela mesma instituição, se especializou em Teoria do Jornalismo, concluído em 1994.Fez duas
    Também concluíu MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em São Paulo.
     
    Começou a carreira em março de 1991, como repórter estagiária da Ateliêr de Comunicação, que produzia jornais de associações, em Porto Alegre, RS.
     
    Em agosto de 1993, ingressou como repórter no Jornal de Santa Catarina, em Blumenau, SC. Voltou a Porto Alegre em janeiro de 1994 como repórter da Plural Comunicações, que edita a revista Amanhã, passando, em julho de 1996 a editora-assistente da Amanhã, cobrindo Varejo, Meio Ambiente e Empresas.
     
    Foi passar um ano na California, estudando inglês e viajando. Voltou ao Brasil em julho de 1998, para ser chefe da sucursal da revista Veja em Porto Alegre. Ficou na Chefia da sucursal até julho de 1999, quando foi transferida para São Paulo, SP, como repórter da editoria de Abre/Geral.
     
    Em março de 2000, passou a repórter de Brasil da Veja. Em novembro do mesmo ano, foi convidada a assumir a edição do caderno Legislação & Tributos do Valor Econômico, então em fase de criação. Ainda pelo Valor, foi repórter especial na cobertura de legislação até maio de 2013.
     
    É co-autora, junto com Henrique Gomes Batista, do Guia Valor Econômico de Licitações (Editora Globo, 2004) e do livro “Homem Chavão – Uma coletânea definitiva de obviedades para todas as ocasiões” (Panda Books, 2004). O livro foi escrito a partir do site www.homemchavao.com, criado por ela, Patrick Cruz, Pedro Valente, Henrique Gomes Batista, Dubes Sônego Jr. (todos jornalistas) e André Valente.
     
     
    Atualizado em maio/2013 – Portal dos Jornalistas
    Fonte: 
    Extraído do livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).
    J&Cia 898 – 22/05/2013