Delis Ortiz

    Delis Ortiz nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, no dia 5 de junho de 1963. Formada em Jornalismo, trabalhou simultaneamente no INCRA para custear os estudos. Iniciou a carreira de jornalista como repórter na sucursal de Brasília do SBT. A sua estréia foi no Noticentro, cobrindo a periferia de Brasília. Lá ficou durante seis anos.

    Na mesma emissora, também como repórter, trabalhou no Telejornal Brasil, ao lado de profissionais de renome, como Bóris Casoy e Tonico Ferreira. Ainda no TJ Brasil, começou a cobrir Política, também na Capital Federal.

    No início de 1991, passou a trabalhar como repórter na TV Globo, fazendo a mesma cobertura política, dessa vez para o Jornal Nacional. O período era conturbado, pois começava a crise do governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Além dos assuntos políticos, não deixou de lado outras pautas importantes, como o assassinato do índio pataxó, Gaudino Jesus dos Santos, em 1997.

    Em 2004, participou, junto com a equipe do Globo Repórter, de um programa especial sobre abuso sexual de crianças. As suas reportagens, gravadas no Paraguai, no Rio Grande do Sul e no Ceará, lhe renderam o VII Prêmio Imprensa Embratel. Em 2011, deixou Brasília e assumiu o posto de correspondente da TV Globo em Buenos Aires.

    Como parte das movimentações de correspondentes que começou a fazer em outubro de 2015, a Rede Globo também trouxe de volta Delis Ortiz, que estava há cinco anos em Buenos Aires. Ela volta a atuar em Brasília na cobertura da política nacional, editoria em que iniciou a carreira.

     

    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Memória Globo, disponível em  http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYP0-5271-270734,00.html