Edson Álvares da Costa

    Edson Álvares da Costa, nascido em 2 de abril de 1965, em Ribeirão Preto (SP), concluiu o Colegial no Colégio e Curso Oswaldo Cruz (COC), na cidade natal.
     
    Começou no Jornalismo em 9 de outubro de 1987, como repórter de Empresas/Finanças da Gazeta Mercantil, em São Paulo (SP). Na Gazeta, passou a editor-assistente de Transportes e Energia em 1990 e, de 1993 a 1996, foi editor-executivo de Transportes (com ênfase em indústria automobilística).
     
    Durante alguns meses de 1996 e 1997 escreveu para as revistas Transporte Moderno e Tecnibus. Em 1997, voltou para a Gazeta Mercantil, na qual ficou cerca de três meses, em São Paulo, retornando no final do mesmo ano para Ribeirão Preto, como correspondente do jornal, cargo que ocupou até maio de 2009.
     
    Paralelamente, fez parte do Conselho Editorial da revista O III Berro, que apresentava como principal bandeira a luta pelo resgate da cidadania no País e tinha como colaboradores o ex-jogador Sócrates, o escritor Isaias Pessoti e o professor Sérgio Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Foi, também, colaborador do site NoMínimo, publicado no portal iG, extinto em junho de 2007.
     
    Em 2004, por causa de matéria sobre energia da cana-de-açúcar, ganhou um curso de pós-graduação em Jornalismo Científico, como prêmio da revista Imprensa/CPFL – Cia. Paulista de Força e Luz. Em 1985, foi professor de Química no cursinho do COC e no Colégio Objetivo.
     
    Em matéria de música, arranha um violão, batuca um teclado e toca percussão.
     
     
    Atualizado em maio de 2009
    Fonte:
    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)