Eloy Setti

    Nasceu na comunidade rural de Campinas, interior de Campos Novos (SC), em 1950. Considerado inapto para a agricultura, em 1961 entrou no seminário dos Capuchinos em Ouro (SC). Desistiu da vida religiosa em 1970, mudou-se para Curitiba e formou-se em jornalismo em 1975, pela Universidade Federal do Paraná. Iniciou sua carreira ainda como estudante, em 1972, no Jornal O Estado do Paraná, como repórter setorial, com destaque para a agricultura.Em 1976 ingressou na Emater Paraná, onde atuou na produção do programa de rádio O Homem e a Terra, de folhetos para a extensão rural, na assessoria de imprensa e  na organização de exposições em feiras agropecuárias
    Entre 1985 a 2009 atuou na Ocepar ? Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, como coordenador de comunicação, na assessoria de imprensa, na produção de vídeos e publicações sobre cooperativismo, na edição do jornal Paraná Cooperativo e como um dos editores da revista Paraná Cooperativo. Integrou as comissões organizadoras, na área de comunicação, dos congressos brasileiros de cooperativismo realizados nos anos de 1988, 1998 e 2000. 
    Representou a Ocepar na comitiva da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná na viagem de integração Brasil Região Sul – Região do Vêneto (Itália), em 1999. Participou, em 2001, da excur-são técnica à Espanha, França, Alemanha e Itália, organizada pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná, para observação do desenvolvimento agrícola e estudo dos subsídios públicos à produção.
    Foi consultor de comunicação da Sicredi Central Paraná entre 2002 a 2006, quando escreveu o livro Sicredi Paraná ? Fragmentos da história do cooperativismo de crédito.
    Escreveu, ainda, os seguintes livros: 
    ? Cooperativismo Paranaense ? Mais de um século de história, 2006.
    ? Coamo 40 Anos, 2010.
    ? Ocepar – 40 anos construindo o futuro, 2011.
    Atua, como autônomo, na produção de livros sobre o sistema cooperativista e reportagens especiais sobre agronegócio e cooperativismo.
    Atualizado em março/2012 – Portal dos Jornalistas
    Fonte:
    Informações cedidas pelo jornalistas através do cadastro no site.