Emerson Rodrigues

    Emersomar Rodrigues da Silva é cearense nascido em 22 de fevereiro de 1973. É bacharel em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (CE) desde 2007.

    Iniciou na área em janeiro de 2007 como estagiário geral do Diário do Nordeste (CE); pouco tempo depois assumiu as atividades do reportariado e ali permanece.

    Anteriormente (2006/2007) criou o blog Fio da meada onde escreveu sobre temas do jornalismo.

    No Diário, passou a produzir reportagens para editoria de geral, com ênfase no segmento policial, e a assinar Emerson Rodrigues.

    Posteriormente começou a participar de reportagens especiais atendendo outras editorias do impresso e amealhou dois prêmios: o Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2013, na categoria Jornal, como finalista com o trabalho A desertificação, veiculado no caderno Regional do Diário, e assinado com os jornalistas Maristela Crispim e Fernando Maia.

    Para a elaboração desta matéria, Emerson foi um dos repórteres que percorreu os principais núcleos de desertificação existentes no Nordeste para mostrar que este processo se agravou pela ação predadora do homem, através do desmatamento, queimadas, irrigação excessiva e criação de animais de grande porte em quantidade acima do suportável pela caatinga.

    Ainda em 2013 Emerson foi agraciado com o I Prêmio de Jornalismo Luiz Cruz de Vasconcelos, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), na categoria Impresso, com a série de reportagens Sem proteção: meninos que matam, meninos que morrem, publicadas na editoria de cidade do veículo, que abordou a invisibilidade de crianças adolescentes vítimas ou autores de atos infracionais na Grande Fortaleza. Os textos levam também as assinaturas das jornalistas Erilene Firmino e Vanessa Madeira.

     

     

    Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/pub/emerson-rodrigues/29/36b/6a6

    http://diariodonordeste.globo.com/m/materia.asp?codigo=1251676

    http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias5/noticia=735369

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1917

    http://silvionunes85.wordpress.com/pagina-6/

    http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1312187

    http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1326222

    http://verdesmares.globo.com/tvdiario/noticiapalavra.asp?codigo=314969&modulo=488

    http://www.blog-se.com.br/blog/conteudo/home.asp?idBlog=13575&arquivo=mensal&mes=03&ano=2006

    Edição Jornalistas&Cia 918.