Fabiana Cambricoli

    Fabiana Cambricoli é bacharel em Comunicação e Jornalismo, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP/SP, desde 2009. Na conclusão do curso pela ECA defendeu a monografia Use e abuse – exploração da mão de obra de imigrantes sul-americanos na indústria de confecção em São Paulo. Em 2007 fez o curso de Direitos Trabalhista pela Organização Internacional do Trabalho, OIT. Concluiu extensão universitária em Programa para Jornalistas – Relações Internacionais, na Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo, 2012. Em 2014 fez o curso de especialização Cidades Inteligentes e desenvolvimento urbano/ Smart Cities: Covering urban development, realizado no International Center for Journalists, em Los Angeles/EUA.

    Começou a trajetória no jornalismo trabalhando como assessora de comunicação e imprensa, entre 2006 e 2008 da Confederação Sindical das Américas e da comunicação da CSA, organização que reúne as maiores centrais sindicais do continente americano. Produzia reportagens para o site da entidade sobre temas relacionados ao mundo do trabalho, como igualdade de gênero, combate ao trabalho infantil, saúde do trabalhador, entre outros.

    Passou a redatora web do jornal Agora São Paulo / Grupo Folha/ Folha da Manhã. Ficou lá entre junho de 2009 e julho de 2010.

    No mesmo jornal passou a repórter de Cidades em julho de 2010. Trabalhou na reportagem em São Paulo por três anos e meio com a cobertura de temas como saúde, educação, transporte, habitação e administração pública.

    Em novembro de 2013 foi para a editoria de Saúde e Cidades do jornal O Estado de S.Paulo, como repórter, onde permanece em fevereiro de 2016. Escreve para o caderno Metrópole do jornal Estadão, com a cobertura de temas relacionados à saúde pública, SUS, políticas públicas, planos de saúde e estudos científicos.

    Fabiana Cambricoli conquistou o Prêmio do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Rio (Sindhrio), na categoria Jornal, com a reportagem Área saúde cobra coerência e coordenação, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, desenvolvida em parceria com a jornalista Paula Felix.

    Em 3 de fevereiro de 2016 Fabiana assinou a reportagem de capa do Estadão USP estuda se alguns bêbes têm gene protetor contra microcefalia, que analisa três casos de gêmeos em que apenas um dos fetos desenvolveu a má formação.
     

     

    Atualizado em fevereiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Espanhol e inglês

    Fontes:

    https://br.linkedin.com/in/fabiana-cambricoli-172997105

    https://www.facebook.com/public/Fabiana-Cambricoli

    http://www.escavador.com/sobre/9515939/fabiana-cambricoli-de-souza

    http://blogs.oglobo.globo.com/blog-emergencia/post/blog-emergencia-ganha-premio-sindhrio-de-jornalismo-e-saude.html