Fátima Lacerda

    Fátima Lacerda é formada em Letras, Letras Português-Inglês (Literatura americana), entre 1983 a 1988, Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro RJ, e Gestão Cultural e de Mídia, com especialização em Assessoria de Imprensa e captação de recursos na Universidade Hanns Eisler em Berlim, Alemanha, de 1995 a 1999. Antes, entre 1990/1993 concluiu Estudo básico de ciências políticas na Universidade livre de Berlim.

    Na Alemanha percorreu uma trajetória profissional que lhe permitiu adquirir várias habilidades. Trabalhou no consulado-geral Coréia do Sul, como secretária e tradutora Inglês-Alemão, entre 1991-1992. Foi produtora (Vereinigte Filmparter), assistente de produção, em 1993. No mesmo ano passou a fazer parte da cobertura do Festival de Jazz Montreux. Cobriu até 2009. Em 1994 empresariou a tournée da Banda Olodum/Europa e foi tradutora da comitiva de membros do governo português em visita aos órgãos da União Europeia.  Em 1996 trabalhou na Agência de Propaganda Scholz & Friends.

    Fez estágio na redação de esportes no jornal Berliner Zeitung, em 1999. De 2000 a 2002 foi correspondente da Globo News. Em 2001 teve a gravação do CD Face to Faces, contemplado por edital do Senado de Berlim. Foi secretária bilíngue, Inglês- Alemão, e coordenadora de projetos internacionais, na Siemens AG, departamento de telefonia móvel, de 2000 a 2001, em Berlim.

    Em 2002 voltou à cobertura da tournée na Alemanha e apresentação do Festival de Jazz Montreux.

    Na Fundraising/Berlin Baroque, associação de música barroca, trabalhou de 2004 a 2005.

    Foi contemplada com selo de qualidade pelo Minc, contexto da Copa da Cultura, Alemanha, em 2006; assistente de produção da Radiobrás na cúpula do G8, Alemanha, em 2007. No mesmo ano participou da apresentação trabalho musical do Sesc Vila Mariana e Pinheiros.

    Cobriu o Festival de Cinema de Berlim para a rádio CBN, em 2008.

    Fez a coordenação da imprensa internacional na exposição com mais de 1 milhão de visitantes, sobre 20 anos da queda do muro, entre 2009 e 2010, de onde prosseguiu coordenando visitas guiadas museus estatais, Berlim.

    Fátima é gestora cultural além de Curadora de Filmes da Mostra Perspectiva América Latina na Oficina das Culturas (Werkstatt der Kulturen), em Berlim, Alemanha. Está na entidade desde novembro de 2010.

    Trabalhou em 2012 para o jornal Correio do Brasil/Deutsche Welle/Brazil e colaborou para revista Carta Capital

    Em Berlim desde 1988, testemunhou a época da queda do muro e acompanhou a sequência de vários momentos históricos da Alemanha.

    Jornalista atuante para vários meios de comunicação, escreveu para o Estado de São Paulo e Portal de análise da mídia Observatório da Imprensa. Assina comentários e artigos nos portais online: Cenas de Cinema, Adoro Cinema, Cultura e Mercado e Informativo Malagueta. Os temas são sempre voltados para a sua especialidade: a sétima arte.

    Em rádio e televisão Fátima atualiza os fatos internacionais fazendo a ligação Brasil/Alemanha, nas Rádio CBN Notícias e Globo News TV.

    Na Alemanha faz o caminho inverso dos fatos para os meios de comunicação. Está nas rádio alemãs WDR 3 (Colônia), Berlin 88,8, Radio Kultur (Berlim) e Radio Eins (Berlim); na mídia online na Deutsche Welle/Brazil; na imprensa escrita: revista bilíngue Tópicos (Editora Ass. Brasil/Alemanha), jornal Stachel partido verde, sucursal Berlim

    Entre os objetivos profissionais destaca a cobertura jornalística abrangente da Alemanha com foco em pautas políticas e culturais, principalmente cinema, cobertura para veículos brasileiros sobre as áreas de política e cultural na Alemanha, além de palestras no Brasil sobre “o meu testemunho da queda do muro de Berlim* e sobre a cidade cosmopolita de hoje”, reitera.

    Algumas das participações de Fátima estão nos acessos colocados nas fontes, entre eles a participação no programa Sem Fronteiras da Globo News em reportagem do jornalista Silio Bocannera. (nov 2009)

    Desde 2013 é autora no Blog inberlin.de (Em alemão)

    É autora do blog Todos os caminhos levam a Berlim, no Estadão.com, espaço em que mantém o olhar na Alemanha, especialmente em fatos e eventos culturais. Poderá ainda ser acessada no canal no YT “About Cinema”. Tudo sobre a sétima arte.

    Fátima é fluente em cinco idiomas: Alemão, Inglês, Italiano e Francês, além da língua natal, Português.

     

     

    Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    blogs.estadao.com.br/fatima-lacerda ‎

    https://twitter.com/FatimaRioBerlin

    https://www.youtube.com/watch?v=LIQaLsOJzQA

    https://www.youtube.com/watch?v=HdnM-Tlorr0

    http://www.youtube.com/watch?v=WQYF3LJMWTM

    http://de.linkedin.com/pub/f%C3%A1tima-lacerda/53/502/812