Fausto Macedo

    Fausto Macedo está no jornalismo desde 73, inicialmente em um jornal de São Vicente (SP). Em 74 já estava no Jornal da Tarde e ainda no primeiro ano da faculdade de jornalismo.

    Foi destacado para cobrir polícia, como setorista no antigo Deic (Departamento de Investigações Criminais).

    Em 1975, passou a colaborar com o jornal Opinião. Trabalhou, também, no Pasquim, em sua segunda fase e nas rádios Capital, Jovem Pan, Eldorado e Bandeirantes. Atuou também no jornalismo de TV Record.

    Em julho de 1992, mudou de área, de polícia para a editoria de política do Estado de S.Paulo e desde então tem se destacado por inúmeras e importantes reportagens políticas de grande repercussão.

    Sobre a atuação no jornalismo político, Fausto deu uma entrevista ao Observatório de Imprensa, em setembro de 2008, onde conta as dificuldades do repórter e a necessidade de manter a neutralidade, num campo de ação onde não há espaço para “romantismo”.

    O Prêmio Esso de Jornalismo, 2011, anunciou entre os trabalhos finalistas de sua 56ª edição, a reportagem As fraudes no banco de Silvio Santos elaborada pela equipe de O Estado de S.Paulo composta de David Friedlander, Leandro Modé, Sonia Racy e Fausto Macedo. A reportagem foi vencedora na categoria Informação econômica.

    Em 2012 veio mais um Esso, na Regional Sudeste, com a reportagem Farra salarial no judiciário, em equipe com Fausto Macedo e Felipe Rocondo, publicada pelo Estadão.

    Assina o blog Fausto Macedo, no site do Estadão, que atualiza os leitores sobre os desdobramentos e a sequência das linhas de investigações dos principais crimes de corrupção e escândalos em andamento no País.

    Em julho de 2015 o facebook criou páginas verificadas para os mais lidos do Estadão, entre os oito dos mais lidos colunistas/blogueiros/articulistas do Estadão foi escolhido Fausto Macedo, que passou a ter página própria no Facebook vinculadas ao jornal. Considerado o portal de notícias com maior engajamento da internet brasileira, segundo pesquisa da consultoria Bites, o Estadão teve a ajuda do próprio FB para montar essas páginas.

    Foi eleito no Prêmio Os +Admirados Jornalistas Brasileiros edição 2014. Repetiu o feito em 2015 e foi destacado como TOP 100 pela segunda vez na premiação. Realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress, a votação é feita dois turnos, abrange um colégio eleitoral integrado por 48 mil profissionais, sendo cerca de 3 mil da área de comunicação corporativa e 45 mil jornalistas de redações.  Nesta segunda edição da premiação foram recebidas cerca de 8 mil indicações, abrangendo quase 3 mil nomes de jornalistas. Passaram para a final 347 jornalistas da etapa Nacional.

     

     

    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1028

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/facebook-cria-paginas-verificadas-os-mais-lidos-estadao

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/justica-condena-youssef-a-4-anos-e-4-meses-de-prisao-por-corrupcao-2/

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/nao-ha-campo-para-romantismos