Fernanda Gentil

    Fernanda Machado Soares Gentil nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 23 de novembro de 1986. É bacharel em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2009.
     
    Começou a carreira ainda estudante, trabalhando como estagiária em uma Assessoria de Imprensa, em 2005, no Rio de Janeiro (RJ), No ano seguinte, conseguiu estágio na TV Esporte Interativo (RJ), onde atuou como apresentadora e repórter e coordenou o núcleo de programas gravados da emissora. Passou pela rádio Transamérica (RJ) e pela TV Bandeirantes (RJ) antes de se transferir, em 2009, para o canal SporTV, das Organizações Globo, fazendo produção e reportagem. Apresentou o programa É Gol e participou das coberturas dos Jogos Olímpicos de Inverno 2008, da Copa América de Futebol 2010 e da Copa do Mundo de Futebol do mesmo ano.
     
    Em 2011 foi para a TV Globo (RJ), atuando como repórter e apresentadora do quadro Placar da Rodada no Jornal da Globo. Em 2012 foi designada como apresentadora titular do quadro e apresentadora eventual do Globo Esporte e Esporte Espetacular.
     
    Foi considerada pela emissora, em 2013, como a musa da Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol (Fifa), após sua atuação na cobertura ao vivo da seleção brasileira na competição. A Copa das Confederações foi o primeiro grande evento que Fernanda cobriu na Globo e de acordo com o depoimento dela na época, foi muito importante para a sua carreira. “Recebi o reconhecimento de profissionais”, disse então.
     
    Eventualmente, em 2014, passou a apresentar os programas Globo Esporte e a fazer comentários no quadro Bolsa Redonda do Esporte Espetacular. Em setembro de 2016, assumiu a titularidade do EE, que apresenta ao lado de Flávio Canto
     
    Comandou, ainda, desde 2013,o blog gentilbraga.com, onde escreveu sobre as novidades e descobertas de sua vida de casada com o empresário Matheus Braga (separaram-se em abril de 2016) . Segundo ela, o blog “começou como uma brincadeira e virou um vício muito gostoso”. E acabou virando livro: Gentil como a Gente, foi lançado pela Editora Intrínseca, em junho de 2016.
     
     
    Atualizado em setembro de 2016
     
    Fontes: