Fernando Doesse

    Fernando Schardong, o Fernando Doesse, nasceu em Ibirubá (SC) no dia 4 de julho de 1968. Frequentou a Harvard University. de Cambridge (EUA).
     
    Começou a carreira radiofônica na cidade natal, trabalhando na rádio Ibirubá AM (RS), do Sistema EPU – Emissoras Pioneiras da União – em 1985. Passou também pela rádio CBS (RS), também de Ibirubá. Era narrador esportivo da rádio Chapecó (RS), de Chapecó (SC) desde 2005. Apresentava, também, os programas Sertão Em Festa, musical e informativo, e Debate Esportivo, com entrevistas e noticiário esportivo, e coordenava a Equipe Esporte Total da emissora.
     
    Era, também colunista do jornal Voz do Oeste e partiticpante do programa Debate Esportivo na GenTV no canal 26 da NET Chapecó. Mantinha o Blog do Fernando Doesse: Esporte de Chapecó em destaque! na plataforma WordPress, desde outubro de 2009.
     
    Foi eleito o Melhor Narrador de Santa Catarina 2010. Sua voz era presença constante  no quadro Redação AM, dentro do programa Redação SporTV, da emissora de tevê por assinatura.
     
    Era vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina (Acesc). Trabalhou na Câmara de Vereadores de Chapecó.

    Estava no voo que levava os jogadores da Associação Chapecoense de Futebol a Medellín (Colômbia) – onde a equipe catarinense disputaria o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana contra o Club Atlético Nacional –, que caiu na madrugada de 29 de novembro de 2016 próximo ao aeroporto internacional da cidade, matando 71 pessoas, entre elas o locutor.

    Seu irmão, o radialista Fábio Schardong, que também trabalha na rádio Chapecó, estava no ar apresentando o programa Grande Jornal quando teve a confirmação das mortes e teve de dar a notícia ao vivo.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fontes: