Fernando Schüler

    Fernando Luís Schüler nasceu em Porto Alegre (RS), é doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concluiu duas especializações: em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (Brasília) e em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (Espanha). Foi bolsista do Faculty Research Program, do International Council for Canadian Studies, em Toronto, no Canadá e visiting Scholar Columbia University, Estados Unidos.

    Recebeu menção honrosa no Prêmio ANPOF, da Associação Nacional de pós-Graduação em Filosofia, pela melhor tese em filosofia do País, 2006/2007. A avaliação dos trabalhos é feita por uma comissão formada por docentes de Programas de Pós-Graduação em Filosofia de diversas áreas e regiões do país.

    No período de 1999 a 2006 foi diretor executivo da Fundação Iberê Camargo, FIC, em Porto Alegre (RS). Entre 2007 e 2010 Fernando foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. Foi também diretor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, Ibmec, no Rio de Janeiro e criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento. 

    Fernando Schüler é titular da Cátedra Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa – e Palavra Aberta. O PA tem a missão de “promover e incentivar as liberdades democráticas, em especial, a liberdade de expressão e a livre iniciativa”. Com foco nos acontecimentos que envolvem a imprensa e os jornalistas defende a máxima: “Quanto mais você sabe, melhor você decide”. As duas instituições estão em parceria em algumas realizações.

    Em entrevista à jornalista Raphaela de Campos Mello da revista Bons Fluidos, em novembro de 2014 Schüler falou sobre espiritualidade, autoconhecimento e filosofia para compreender como podemos ter uma boa vida. A reportagem também pode ser lida no site do Fronteiras do Pensamento.

    Mantém um site pessoal com um resumo das suas experiências nas áreas de gestão, cultura e desenvolvimento social. Na página estão as entrevistas que deu a diversos veículos de imprensa com pautas de abordagens específicas.

    Assina o blog na revista Época no qual pondera sobre assuntos nacionais e internacionais e, de acordo com o blog “faz a análise política em tempos de incertezas”.

     

    Atualizado em fevereiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703108Z2

    http://www.fronteiras.com/entrevistas/fernando-schuler-alma-na-vida-contemporanea

    http://www.anpof.org/portal/index.php/pt-BR/component/content/article/26-premio-anpof/73-chamada-do-premio-anpof-2014

    http://www.fernandoschuler.com.br/blog/index.php

    http://www.insper.edu.br/professores/pesquisadores/professor-fernando-schuler/

    https://pt-br.facebook.com/fernando.schuler.3

    https://twitter.com/fernandoschuler

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fernando-schuler/