Gilberto Smaniotto

    Gilberto Smaniotto faz aniversário no dia três de fevereiro. É jornalista desde 1988. Fez Comunicação na UNISINOS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Começou sua carreira em Manaus, na TV Amazonas, afiliada à Rede Globo. Depois passou pela TVE Porto Alegre, TV Cultura, Record e SBT em São Paulo.

    Smaniotto morou em Nova York em dois momentos bem distintos: na Era Clinton, e depois na Era Bush. Trabalhou em vários veículos de comunicação. Foi colaborador do programa Conta Corrente, da Globo News, da TV Manchete, das revistas Manchete e IstoÉ Gente.

    Foi o primeiro Correspondente da TV Record nos Estados Unidos e o primeiro jornalista brasileiro a chegar em Nova Orleans e mostrar ao vivo a destruição provocada pelo furacão Katrina.

    Mostrou os bastidores de dois massacres que chocaram os americanos. O da reserva indígena de Red Lake, no Minessota, e o da Universidade Politécnica da Virginia. Em Pinellas Park, na Flórida, acompanhou o desfecho do drama de Terri Schiavo, que viveu 15 anos em estado vegetativo enquanto os familiares tentavam na justiça desligar os aparelhos que a mantinham vida. Quando morreu Terri tinha 41 anos.  

    Em Santa Maria, na Califórnia, documentou o julgamento de Michael Jackson e, com exclusividade, entrevistou os jurados do caso. Eles revelaram as dificuldades que tiveram para chegar a um veredicto.

    O jornalista estreou em novembro de 2008 no SBT Repórter em Heróis de Verdade, mostrando histórias de superação de pessoas com necessidades especiais.  Desembarcou na Polônia para mostrar uma região com belezas que a história escondeu.  Na NASA, nos Estados Unidos acompanhou os treinamentos dos astronautas.

    Em agosto de 2014 foi para a TV Bandeirantes, contratado como repórter do Jornal da Band, em São Paulo. “É um grande desafio, numa televisão com muita gente que sempre admirei, fazendo um jornalismo sério”, disse sobre o novo desafio.

     

    Atualizado em agosto/2014 – Portal dos Jornalistas

    Dados conferidos pelo jornalista

     

     

    Atualizado em agosto/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://twitter.com/GibaSmaniotto

    http://www.sbt.com.br/noticias/?c=6473#.U_4-A9JdVps